Seja Bem Vindo ao site Cheio de Esperança

Cuidados que você deve ter para aproveitar a estação

Radio Advento | 4:30 AM |


O verão está quase chegando e a agitação para curtir uma praia ou piscina aumenta. Mas não podemos esquecer que nesta época do ano muitas praias recebem uma grande lotação de pessoas e o risco de poluição das águas é maior.
 
Com isso, podem surgir doenças sazionais de verão que são as insolações, otite, intoxicação alimentar, entre outras. O Dr.Sidney Kojima, clínico geral e homeopata da empresa de assistência domiciliar Dal Ben, traz dicas de como esses incômodos que podem estragar suas férias.
 
Insolação solar: é um estado delicado da pele provocado pela exposição excessiva do corpo ao calor solar. Essa exposição ao sol causa a destruição das células da pele, a eliminação dos líquidos armazenados entre essas células, respiração e suor intensos, além do envelhecimento precoce e a possibilidade de desenvolver câncer de pele.
Prevenção: Use roupas confortáveis. Se necessário, mantenha-se em repouso e recostado, aplicando compressas geladas.
 
Conjuntivite bacteriana: É altamente contagiosa. Neste de caso, o olho produz uma secreção espessa e branca muitas vezes com consistência cremosa. 
Prevenção: É preciso lavar bem as mãos, evitar passar ao olhos, mergulhar em praias ou piscinas improprias para banho. Não compartilhar toalhas ou maquiagens pode ajudar.
 
Otite: É causada pelo contato excessivo de água.
Prevenção: O uso de protetores de ouvido são indicados em alguns casos. Dores de ouvido que incomodam, mas não apresentam secreção podem ser uma indicação.
 
Micose: A micose de pele é um tipo de doença causada por fungos que gera coceira, vermelhidão e descamação. Devido o calor e o suor, a micose é mais comum no verão, porque a multiplicação dos fungos que habitam na pele causando a infecção favorecem para o aparecimento.
Prevenção: Enxugar bem o corpo após o banho,  principalmente as dobras de pele como as axilas, as virilhas e os dedos dos pés; evite ficar com roupas molhadas por muito tempo; não ande descalço em pisos constantemente úmidos (lava pés, vestiários, saunas); evite usar calçados fechados o máximo possível. Escolha os mais largos e ventilados. Use sempre meias de algodão; evite roupas quentes e justas; evite os tecidos sintéticos, principalmente nas roupas de baixo. Prefira sempre tecidos leves como o algodão.
 
Câncer de Pele: Exposição solar sem proteção.
Prevenção: Evite ficar exposto por períodos prolongados ao sol. Usar filtro solar todos os dias e escolher se bronzear antes das 10h e após as 16h pode evitar queimaduras.
 
Desidratação: Caracteriza-se pela baixa concentração, não só de água, mas também de sais minerais e líquidos orgânicos no corpo.
Prevenção: Beber líquidos constantemente é fundamental contra desidratação durante o verão, assim como a escolha por locais arejados com sombra e roupas leves. Deve-se maneirar nas bebidas alcoólicas e apostar em isotônicos e água de coco.
 
Intoxicação alimentar: Ocorre ao ingerir alimentos ou água contaminados, gerando diarreia e vômitos. 
Prevenção: A principal dica do homeopata para não ter intoxicação alimentar é evitar alimentos que possam azedar com o calor, como maionese. Além disso, é importante lavar bem as mãos antes do preparo da comida e também no momento da refeição.
 
 
 
Com informações de: Terra

Category: