Seja Bem Vindo ao site Cheio de Esperança

Aquela Voz

Bruno Torres | 8:49 AM |

Em uma das belíssimas metáforas cunhadas por Jesus, Ele nos diz que somos como ovelhas. Está no capitulo 10 de João, e nós estamos dentro de um aprisco.
O aprisco é ótimo. Dá uma ideia de segurança, e ali não existe problema de sociabilidade, pois todas as ovelhinhas estão bem juntinhas. Mas tem um problema, que é o fato de ali não haver comida e água. Por mais cômodo que seja permanecer dentro do aprisco, não dá pra ficar lá para sempre.
Jesus diz que o pastor vai chegar, chamar cada uma das Suas ovelhas pelo nome e tirar do aprisco, e então as ovelhas O seguirão, porque conhecem a voz do pastor.
Ele se identifica com o pastor. Esse ponto da metáfora não apresenta qualquer dificuldade de interpretação. É Ele quem chega, chama e tira do lugar onde morreríamos. Com isso Ele estava falando aos seus discípulos que por mais que muitas vezes a situação desse mundo sugerisse que eles se acomodassem, eles nunca deveriam esquecer que chegaria o momento em que chamaria cada um pelo nome, e os conduziria para um lugar onde nada nos falta. Ele está falando pra gente que quer nos tirar daqui! Que VAI nos tirar daqui. Vai nos levar pra junto de Si.
Ao passo que essa metáfora linda, que me instila paz e confiança no peito, é uma linda promessa, é também uma grande advertência. Jesus diz que as Suas ovelhas reconhecem-Lhe a voz, não seguem a nenhum estranho que lhes chame, mas apenas ao verdadeiro, genuíno Bom Pastor.
Pra reconhecer a voz de alguém eu preciso tê-la ouvido antes. E a despeito de algumas pessoas terem uma memória auditiva prodigiosa, Jesus aqui nos chama de ovelhas, seres débeis, sem uma capacidade auditiva extraordinária. Isso me sugere que, para seguir a voz do pastor, eu preciso tê-la ouvido antes diversas vezes. Isso me sugere que eu preciso desestimular o encontro com outras vozes, que vão querer me confundir em algum momento.
É só pensar: à voz que eu mais ouço, a essa reconheço mais facilmente. E se Ele diz que na hora de sair do aprisco, vamos reconhecer Sua voz, quer dizer que antes, aqui no aprisco, Sua voz pode ser ouvida. Ou seja, hoje, aí mesmo onde você está, a voz de Jesus pode falar, e na verdade ela fala, fala calma, mansa, suave e tranquilamente, como uma brisa, convidando, convidando… É preciso apurar os ouvidos. É preciso abaixar ao mínimo as muitas outras vozes e sorver a canção dessa Voz maravilhosa, que fala de um lugar com muito pasto verdinho, com águas plácidas e limpas, sem lobos ou salteadores mais para todo o sempre.
Existem vozes querendo nos atrair para outro lugar qualquer, e vozes dizendo que devemos ficar por aqui mesmo. Queira Deus que saibamos reconhecer a voz do pastor no momento certo e assim saiamos para aquele lugar fantástico onde Ele está.
 
Fonte: Bíblia Sagrada

Category: