Seja Bem Vindo ao site Cheio de Esperança

Cozinhar Ajuda a Viver Mais!

Radio Advento | 6:00 AM |

cozinhar ajuda viver mais

Para quem acha que o fogão é apenas um objeto decorativo da cozinha, veja bem: todo esse tempo desperdiçado com uma cozinha inativa pode estar encurtando sua expectativa de vida. Um estudo descobriu que as pessoas que cozinham até cinco vezes por semana tinham 47% mais chances de estar vivas após 10 anos.
A equipe da pesquisa publicou seu trabalho na revista Public Health Nutrition, após analisar um grupo de 1.888 homens e mulheres com idade acima de 65 anos, em Taiwan. No início do estudo, cada participante foi questionado sobre os diversos fatores de estilo de vida, incluindo o hábito de cozinhar, as circunstâncias domésticas, hábitos de compras, alimentação, educação, transporte e tabagismo.
Os dados iniciais mostraram que 43% dos participantes nunca cozinhavam, enquanto 17% cozinhavam uma a duas vezes por semana, 9% cozinhavam três a cinco vezes em uma semana e 31% cozinhavam cinco ou mais vezes por semana.
Após 10 anos, eles investigaram quantos dos participantes haviam morrido e analisaram as respostas sobre o estilo de vida dos 1.193 participantes que permaneceram vivos. Os pesquisadores descobriram que cozinhar com frequência estava associado a viver mais. Outros fatores também têm essa associação: comprar seus alimentos, utilizar o transporte público, não fumar e ser mulher. Cozinhar com frequência – e viver mais – era mais comum entre as mulheres, especialmente as solteiras.
Houve fatores que limitaram o estudo: as mulheres geralmente vivem mais que os homens e, por razões culturais, as mulheres foram mais ensinadas a cozinhar do que os homens. Além disso, aqueles que permaneceram saudáveis ​​eram mais capazes de executar pequenas atividades relacionadas à culinária, como as compras dos alimentos, caminhar e utilizar o transporte público. Os que estavam doentes realmente não seriam capazes de cozinhar por causa da sua saúde – e não o contrário.
Mas, mesmo após excluir a influência desses outros fatores, eles encontraram associação entre a comida caseira e longevidade. Isso mostra como todos os processos são importantes dentro de uma alimentação saudável, desde a compra e escolha dos alimentos, sua preparação até o momento de comer.
Que tal começar a brincar de Jamie Oliver de vez em quando, preparar uma refeição saudável e saborosa e ainda ganhar alguns aninhos a mais?

Category: