Seja Bem Vindo ao site Cheio de Esperança

Vitamina D, adquirida pelo sol, acelera a resposta do corpo contra doenças.

Radio Advento | 11:30 AM |

Vitamina D, adquirida pelo sol, acelera a resposta do corpo contra doenças.

A luz do sol pode servir como um remédio que ajuda na recuperação de infecções dos pulmões, segundo um estudo publicado nesta segunda-feira (3) na “PNAS”, revista da Academia Americana de Ciências.

A pesquisa foi feita com cápsulas de vitamina D, e mostrou que esta substância acelera a recuperação de pacientes com tuberculose. Na natureza, a principal fonte da vitamina D é a exposição à luz do sol.
Antes da criação dos primeiros antibióticos, os banhos de sol faziam parte do tratamento de pacientes com tuberculose. A atual descoberta dá embasamento científico à técnica tradicional, e também pode servir em uma soma de esforços.
O antibiótico é necessário porque combate a bactéria que causa a tuberculose. Ao mesmo, a vitamina D é importante na recuperação do pulmão, após os efeitos causados pela doença.

Na pesquisa, as pessoas que tomaram maiores doses da vitamina tiveram resposta mais rápida do próprio sistema de defesa do corpo. Isso é importante porque a infecção mais curta causa menos danos aos pulmões. O estudo indica ainda que a vitamina não atrapalha a ação do antibiótico, o que é mais uma vantagem.
Participaram do estudo 95 pacientes com tuberculose – a vitamina D foi receitada para 44 deles, enquanto os outros 51 receberam pílulas sem efeito nenhum, como comparação.
Segundo os autores do estudo, liderados por Anna Coussens, da Universidade Queen Mary, em Londres, na Inglaterra, ainda é preciso fazer pesquisas mais amplas antes de receitar a vitamina D como uma solução para os pacientes.
Fonte : Guiame

Category: