Seja Bem Vindo ao site Cheio de Esperança

Por que não devemos julgar?

Cris Viana | 11:07 AM |


 Todas as relações sociais exigem o exercício do domínio próprio, indulgência e simpatia. Diferimos tanto uns dos outros em disposições, hábitos e educação, que variam entre si nossas maneiras de ver as coisas. Julgamos diferentemente. Nossa compreensão da verdade, nossas idéias em relação à conduta de vida, não são idênticas sob todos os pontos de vista. Não há duas pessoas cuja experiência seja igual em cada particular. As provas de uma não são as provas de outra. Os deveres que para uma se apresentam como leves são para outras mais difíceis e inquietantes. 

Tão fraca ignorante e sujeita ao erro e a natureza humana, que todos devemos ser cautelosos na maneira de julgar o próximo. Pouco sabemos da influência de nossos atos sobre a experiência, quando, se nossos olhos se abrissem, veríamos que daí resultam as mais importantes consequências para o bem ou para o mal.
Muitas pessoas têm desempenhado tão poucas responsabilidades, seu coração tem experimentados tão pouco as angústias reais, sentido tão pouca perplexidade e preocupação em auxiliar o próximo, que não podem compreender o trabalho de quem tem verdadeiras responsabilidades. São tão incapazes de apreciar seus trabalhos, como uma criança  de compreender os cuidados e fadigas do preocupado pai. A criança admira-se dos temores e perplexidades do pai: parecem-lhe inúteis. Mas quando os anos de experiência forem acrescentados à sua vida, quando  tiver de carregar as próprias responsabilidades, olhará de novo para a vida do pai, e compreenderá, então, o que outrora lhe era incompreensível. A amarga experiência deu-lhe o conhecimento.

A obra de muitas pessoas que tem responsabilidades não é compreendida, não são apreciados seus trabalhos, enquanto a morte os não abate. Quando outros retomam as funções que eles exerciam, e enfrentam as dificuldades que eles encontraram, compreendem o quanto sua  fé e coragem foram provadas. Muitas vezes perdem de vista então, os erros que estavam tão prontos a censurar. A experiência ensina-lhes a simpatia.  É Deus quem permite que os homens sejam colocados em posições de responsabilidade. Quando erram, tem poder para os corrigir, ou para os retirar do cargo que exercem. Devemos acautelar-nos de não tomar em nossas mãos o direito de julgar, que pertence a Deus.

Ordena-nos o Salvador: “Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis  julgados,  e com a medida com  que tiverdes medido vos hão de medir a vós” Mateus 7:1 e 2

Fonte: O Melhor  da Vida (EGW)

Category: