Seja Bem Vindo ao site Cheio de Esperança

É seguro comprar pela internet?

Radio Advento | 11:30 AM |


Comprar pela rede é certamente muito cômodo, mas exige cuidados, pois toda a transação é virtual. Seguindo algumas dicas você evitar dores de cabeça.
Confira e faça boas compras:
1 – Se é perto de uma data especial como natal, páscoa ou Dia das mães em que o comércio vende muito, compre com antecedência e escolha bem para evitar trocas. O procedimento de trocar pela web é mais burocrático e demorado.
2 – Desconfie de produtos com preços excessivamente abaixo da média, principalmente em sites de leilão virtual.
3 – Guarde e-mails emitidos pelas lojas, comprovantes de pagamento, notas fiscais ou qualquer outro documento ou comunicado referente às suas compras. Nunca se sabe se vai precisar deles.
4 – Confira opiniões de pessoas que já usaram o serviço da loja que você se interessou. Em sites como ‘Reclame Aqui’, ‘Buscapé’, ‘Bondfaro’ e ‘e-bit’ você encontra avaliações de clientes; pesquise também nas redes sociais.
5 – Verifique se a loja on-line informa CNPJ, telefone e endereço. É uma segurança caso você precise obter informações ou mesmo reclamar depois da compra.
6 – Procure pelo cadeado de segurança na barra de endereços. Esse símbolo indica o uso de um importante recurso para transações mais seguras.
7 – Pesquise sobre a qualidade e a idoneidade da loja. Em muitos casos, no próprio site da loja é possível consultar as queixas registradas e as respostas que as empresas dão a elas.
8 – Tenha cuidado com e-mails e sites falsos que podem direcionar para arquivos com vírus.
9 – Evite fazer compras a partir de computadores públicos  – de uma lan house, por exemplo.
10 – Cuide da segurança do seu computador. Mantenha o sistema operacional e antivírus atualizados.
Por Carlos Magalhães adaptado de Internet Segura.
Fonte : Novo tempo

Category: