Seja Bem Vindo ao site Cheio de Esperança

Pensar Correto: Uma das chaves da saúde mental

Rádio Advento | 9:00 AM |

Você é o que você mais pensa. Escolha o que pensar. Escolha pensasr positivo, e assim a saúde mental desenvolve-se bem.
?Porque, como imaginou no seu coração, assim é ele.? Provérbios 23:7
Nos tornamos naquilo que mais pensamos. O que você pensa, influi em si mesmo. O que expressa com palavras, primeiro de tudo, atinge você mesmo, para o bem ou para o mal. As palavras que usa, vêm de acordo com o que há em seus pensamentos. Você se torna o que pensa. Você se torna parcialmente aquilo que mais fala. Se fala mentiras, torna-se um trapaceador. Se fala de fé, torna-se confiante. Se só fala usando ?palavrões?, demonstra a depravação de sua mente. Se fala de esperança, torna-se promotor de luz na vida. A escolha é sua.
Se fala somente de coisas materiais, você se torna uma pessoa dura, materialista, calculista, provavelmente com muita dificuldade de expressar e experimentar emoções e entender o transcendental da vida. Se, por outro lado, fala demasiadamente de coisas emocionais, sentimentalizando tudo, banalizando o afeto, acaba tornando-se uma pessoa muito emocional, lábil, provavelmente dominada pelas emoções, muito passional. Ambos extremos não são saudáveis.
A mente precisa ser educada pelo estudo, pela reflexão, pela meditação. Muita coisa conspira contra a educação e a meditação em torno de nós. A tendência é pensar o que a mídia quer que pensemos. E há muita coisa não saudável nela, seja TV, rádio, imprensa escrita. É preciso fazer força para desligar a TV, mudar de canal, selecionar o que lê e ouve, a fim de preservar a saúde da mente. Aqui, novamente, você tem a escolha.
Reflexão e meditação aqui significa pensar demoradamente naquilo que dá significado à vida, em coisas superiores, sublimes, altruístas, de preservação da vida no ecossistema, das boas relações humanas. Refletir sobre algo bom que você lê. Ler algo bom para refletir. Isto constrói mentes equilibradas. E este tipo de mente usa muito de seu tempo e energia pensando e agindo para o bem da humanidade. Ela pensa com freqüência: Como posso agir de maneira a ajudar o maior número de pessoas possível? Isso é o contrário de uma mente egoísta, egocêntrica, que é doente porque só pensa em si.
A mente precisa manter-se ativa. E ativa em coisas construtivas. Junto com uma alimentação natural e exercícios físicos constantes ao ar livre, uma mente ativamente funcionando para ajudar outros, para fazer algo de bom para a humanidade, é preservada de doenças, como a arteriosclerose cerebral, Alzheimer, etc. Um cérebro ativo dura mais e melhor. E especialmente se depois de uma vida produtiva, a pessoa dedica algumas boas horas de seu tempo para trabalho voluntário em prol da comunidade. Ela vive mais e melhor assim. Tudo o que você não usa, perde.
É nos bons pensamentos que reside a única segurança para qualquer pessoa viver em liberdade interior e paz mental. A capacidade de se dominar desenvolve-se pelo exercício. O que parecia a princípio difícil torna-se fácil pela repetição constante, até que os retos pensamentos e ações acabam por ser habituais. Assim como um atleta treina muito para superar seu próprio recorde, assim precisamos treinar pensar correto. Isto envolve resistir aos pensamentos maus e desenvolver os bons. Você pode, minuto a minuto, escolher pensar correto. É uma questão de treino e escolha, escolha e treino.
Não permita que outras pessoas pensem por você. Não se concentre em notícias e informações de desgraças, corrupções, perversidades. Isto é o que mais tem na mídia, é verdade. Mas você pode escolher concentrar-se nisso ou não. Lembre-se: no que mais concentra sua atenção, nisso você se torna. Você tem a liberdade de pensar no que quiser. Mas, reflita por um momento: pensar constantemente em coisas objetáveis o que produzirá isto? Moldará sua vida naquilo em que você está fixando sua atenção. Você não é o que você pensa que é. Mas o que você pensa, isso você é.

Category: