Seja Bem Vindo ao site Cheio de Esperança

Relação entre saúde física, mental e espiritual – Parte 2

Rádio Advento | 3:00 AM |


“É o dever de toda pessoa, por amor de si mesma, e por amor da humanidade, instruir-se quanto às leis da vida, e a elas prestar conscienciosa obediência. Todos precisam familiarizar-se com esse organismo, o mais maravilhoso de todos, que é o corpo humano. Devem compreender as funções dos vários órgãos, e a dependência de uns para com os outros quanto ao são funcionamento de todos. Cumpre-lhes estudar a influência da mente sobre o corpo, e deste sobre aquela, e as leis pelas quais são eles regidos.” A Ciência do Bom Viver, pág. 128.
No texto acima, Ellen White enfatiza a importância de estudarmos esse assunto, por isso, continuaremos a falar mais um pouquinho sobre essa relação entre saúde física, mental eespiritual.
Vimos no primeiro post (Relação entre saúde física, mental e espiritual – Parte 1) que a Bíblia trás esse conceito de relação entre saúde física, mental e espiritual. Ellen White, por várias vezes, escreve sobre isso também. Observe o texto a seguir:
“A afinidade que existe entre a mente e o corpo, é muito grande. Se um é afetado, o outro se ressente. O estado da mente tem muito que ver com a saúde física. Se a mente está despreocupada e contente, sob a consciência do dever cumprido e com certo senso de satisfação por proporcionar felicidade a outros, isto criará uma alegria que reagirá sobre todo o organismo, produzindo mais perfeita circulação do sangue, a tonificação de todo o corpo.” Conselhos Sobre Mordomia, p. 345
Eu, particularmente, tenho estudado esse assunto em meu mestrado, e é incrível perceber como mente e corpo se relacionam de forma tão íntima e como um exerce influência sobre o outro. Quando estão saudáveis, isso é muito bom! O problema é que quando estão “doentes”, o problema se torna generalizado, pois na maior parte das vezes ambos são afetados.
Pense, por exemplo, em quando você se encontra gripada. Gripe é uma doença tão comum que fica até difícil, para alguns, perceber como ela pode afetar nossa saúde mental. Mas pense, como fica seu humor quando você está gripada? Você raciocina normalmente? Consegue entender as coisas com facilidade? Suas emoções ficam sob controle ou você se perde um pouquinho no controle das emoções?
É comum que uma pessoa gripada sinta dificuldade de se concentrar em algo, ou não consiga manter a mesma paciência que tem quando está saudável. Isso, porque nosso corpo está indisposto, a gripe vem acompanhada de situações desconfortáveis, e é totalmente compreensível que nossa mente não funcione como se estivéssemos saudáveis.
Se esse tipo de alteração pode acontecer por causa de uma gripe, imagine o que ocorre com a mente quando existe, por exemplo, a diabetes, o câncer, doenças de pele, etc.!
“Enfermidades mentais prevalecem por toda parte. Nove décimos das doenças das quais os homens sofrem têm aí sua base. Talvez algum vivo problema doméstico esteja, qual cancro roendo até à alma e enfraquecendo as forças vitais. Remorsos pelos pecados às vezes encobrem a constituição e desequilibram a mente. Há também doutrinas errôneas, como a de um inferno sempre ardente e o eterno tormento dos ímpios que, dando exagerada e distorcida visão do caráter de Deus, têm produzido os mesmos resultados sobre as mentes sensíveis.” Mente, Caráter e Personalidade, p. 59.
Olha que interessante! 90% das doenças têm origem na mente, e algumas dessas começam com o mal entendimento das verdades bíblicas (a graça, o perdão divino, e até mesmo doutrinas). Uma vida espiritual alimentada com enganos (doente), gera problemas para a saúde da mente e do corpo.
Satanás tem grande interesse em que os filhos de Deus estejam doentes. No post “Relação entre saúde física, mental e espiritual – Parte 3″ veremos porque ele se interessa tanto em atuar sobre a nossa saúde!

Category: