Seja Bem Vindo ao site Cheio de Esperança

Palavras perturbadoras!

Radio Advento | 4:12 AM |

trave_olhoJesus possuía senso de humor. Vemo-Lo no uso da hipérbole, uma afirmativa exagerada com o fim de transmitir uma verdade básica. Mateus 7:5 apresenta uma de suas hipérboles mais notáveis: “Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho e então verás claramente para tirar o argueiro do olho de teu irmão”. Para os ouvintes dos dias de Jesus, isso deve ter isso uma fonte de riso.
A palavra “argueiro”, na realidade significa “acha de madeira”. “A figura é propositadamente grotesca”, sugere Sherman E. Johnson. Jesus expôs o reformador que, de propósito, encobre seus próprios fracassos mediante a crítica aos outros.
A verdade é ressaltada. A trave é muito maior do que um argueiro. O pecado em nós é muito mais sério para Deus do que aquele que criticamos nos outros. O pecado do juízo negativo à vista divina é maior do que o pecado da pessoa a quem criticamos. É fácil criticar, se jamais compreendemos quão mortal é o pecado da crítica. Ele corrói e destrói não apenas o nosso relacionamento com as pessoas a quem criticamos, mas também com Deus.
A mensagem dessa parábola é que, se nos ocupamos com a trave que está em nosso olho, teremos menos tempo e inclinação para a crítica. Se adoçarmos as nossas mentes azedas com o perdão divino, teremos menos negativismo para oferecer aos outros.
De acordo com Jesus, as pessoas demasiadamente críticas são hipócritas. Ser hipócrita significa desempenhar um papel, fingir, ser uma coisa por fora e outra por dentro. F. D. Maurice disse: “Procurar falhas nos outros, as quais eu tinha secreta consciência de que se encontravam em mim… tem impedido meu progresso no amor e na amabilidade mais do que tudo”. Palavras perturbadoras!

 (Escrito por Lloyd Ogilvie)

Category: