Seja Bem Vindo ao site Cheio de Esperança

Oração em comunidade

Radio Advento | 10:31 AM |


jovens_orandoA oração é o idioma da comunidade cristã. Durante a oração, a natureza da comunidade torna-se visível, pois ao orar nos voltamos para Aquele que a forma. Não oramos uns aos outros, mas, todos juntos, falamos com Deus, que nos chama e nos transforma em novas criaturas. A oração não é meramente outra atividade comunitária. Pelo contrário, ela é a própria razão de existir da comunidade. Há muitas discussões sobre esse assunto, mas poucas levam a sério o aspecto comunitário da oração.
Algumas vezes, parece que a comunidade cristã está “ocupada demais” com seus projetos e planos, sem tempo nem vontade de orar. Mas, quando a oração deixa de ser a primeira preocupação, e quando as muitas atividades deixam de ser vistas e realizadas como parte da própria oração, a comunidade se degenera rapidamente, transformando-se em um clube, onde todos defendem uma mesma causa, sem terem a mesma vocação. 
(Escrito por Henri Nouwen, Reaching Out)
Podemos orar? “Ó Senhor, olha com misericórdia para esta congregação composta por Teu povo, reunida de todos os cantos da Terra. Apesar de unida em adoração a nosso Senhor, ela se divide pela diversidade dos dons, costumes, usos, tradições e lealdades de língua e de nação. Dá-nos a graça de nos reunirmos de modo adequado, obedientes à Tua vontade, dispostos a servir usn aos outros com nossos vários dons. Enriquece nossa vida em comum através de nossas diferenças, e ajuda-nos a manter a unidade de espírito no vínculo da paz. Que por nós, Tua misericórdia, ouçamos uns os outros em humildade e aprendamos juntos com paciência e diligência, para que nosso amor cresça em todo o conhecimento e discernimento. Dá-nos o sentimento de gratidão para com todos os que nos servem, que nos proporcionam, com seu esforço, o conforto e o tempo de que precisamos para estudar. Assim, que não nos esqueçamos de conceder honra em maior abundância aos membros de nossa comunidade que trabalham em tarefas menos óbvias, menos aparentes. Pedimos isso através dAquele que esteve entre nós como um que servia. Amém!”

Category: