Seja Bem Vindo ao site Cheio de Esperança

Mesada para os filhos: Sim ou não? Quanto e quando?

Radio Advento | 6:20 AM |

Toda criança e jovem depende dos pais para possuírem os bens de consumo. Chega uma certa idade que eles mesmos começam a ter necessidade de uma mesada.

Dar mesada aos filhos é importante e que essa atitude e hábito melhora muito a consciência da criança sobre o dinheiro, como: economias, investimentos e despesas. A mesada também ensina o valor do trabalho.

Vejamos alguns pontos importantes para estipular uma mesada adequada.

• Dimensionando. É importante que seu filho já entenda como fazer contas: somar, subtrair, multiplicar e dividir. Os pais não devem exagerar no valor, para não criar um hábito negativo em vez de positivo ao que se refere à mesada. É preciso sim definir um valor, para não passar a impressão de valor ilimitado. Evite dar dinheiro todo dia, para não deixar a sensação que sempre que acabar tem mais.

• Interesses. Analise quais são os hábitos dos gastos de seu filho dentro do mês ou semana, por exemplo, gastos com brinquedos e passeios. É importante ressaltar que você não deve incluir gastos com roupas ou alimentação no valor da mesada, a não ser que deseje. Este incentivo é para ensinar seu filho a valorizar o dinheiro que recebe e utilizá-lo da melhor forma, visando a durabilidade, valor e utilidade dos bens que deseja comprar com o que recebe.

• Sem exagerar ou punir. Vale salientar que você não deve alterar o valor perante a obediência ou desobediência do filho (recomendam os psicólogos). Você pode até cortar a mesada em caso de desobediência, mas não deve alterar seu valor diminuindo ou aumentando de acordo com a conduta do seu filho. Quanto mais próximo da realidade de um sistema de remuneração for, melhor.

• Como proceder. Você pode e deve incentivá-lo a cumprir algumas tarefas semanais ou mensais para estipular a mesada, como por exemplo, ajudar a secar os pratos que a mamãe lavou, varrer o jardim, arrumar o quarto, ajudar os irmãos nas tarefas escolares ou ajudar a cuidar deles. Conscientizando assim que a mesada é recebida pelo cumprimento de tarefas como em um trabalho, onde recebemos um valor X pelo exercício da função.

• Valor. Não existe um valor definido, isso cabe as ponderações dos pais. É necessário colocar na ponta do lápis os gastos por completo, como despesas com jogos, cinema ou filmes, passeios, lanches escolares, brinquedos...

Ensine aos filhos a aproveitar esta mesada ou semanada para aprender a poupar e investir. Se puder abrir uma conta para ele ou comprar um cofre, melhor. Ajude-o a verificar quanto está poupando e em que pode investir ou juntar para comprar determinados produtos. Esse incentivo ajudará seu filho a compreender os limites e que dinheiro não dá em árvore, é preciso economizar e se controlar para não gastar tudo de uma vez.

• Dialogar. Pode ser que inicialmente, ao receber a mesada, seu filho gaste tudo e fique sem dinheiro. Caso aconteça, não é preciso perder o controle. Converse e ajude-o a compreender como usar o dinheiro. Peça a ele que anote tudo o que ganha, o que poupa e o que gasta, assim fica mais fácil se organizar e não perder o controle.

Category: