Seja Bem Vindo ao site Cheio de Esperança

Você é sakal?

Radio Advento | 9:59 AM |

homemO povo cantava e dançava nas ruas, dando as boas-vindas e honrando aquele jovem que defendera o nome do seu Deus. Se existisse uma declaração que descrevesse melhor Davi nessa época da sua vida, seria a seguinte: “Ele tinha êxito em tudo que fazia, pois o Senhor estava com ele” (1 Sm 18:14).
Quatro vezes nesse capítulo lemos que Davi “prosperou” ou “teve êxito”. Isso chamou minha atenção e procurei o termo hebraico sakal de onde “prosperou” é derivado. Descobri duas coisas acertadas sobre esse termo. Provérbios 10:19 revela a primeira: “Quando são muitas as palavras, o pecado está presente, mas quem controla a língua é sensato [sakal]”.
O indivíduo sábio (que prospera) sabe como manter a boca fechada. Ele guarda a confidência quando a pessoa pede: “Por favor, não conte isto para ninguém”. A propósito, esta é outra característica de um bom amigo. É possível confiar ao bom amigo os detalhes de sua vida; ele não passa adiante as suas palavras.
Além disso, quando abre a boca, ele o faz com discrição. Esse é um sinal de uma pessoa sakal. Davi era assim.
A segunda percepção está em Provérbios 21:11: “Quando o zombador é castigado, o inexperiente obtém sabedoria; quando o sábio recebe instrução, obtém conhecimento”.
A pessoa sakal é educável. Esse é novamente o tipo de homem que Davi era. Ele era sábio porque guardava os seus lábios e mantinha um espírito educável. Não importa quão depressa venha a promoção ou quão elevada seja a exaltação, não devemos perder nunca nossa capacidade de aprender. Jamais chegaremos a um nível em que vamos estar acima das críticas ou não precisemos mais da orientação de outros. Para falar francamente, há ocasiões em que nossas melhores liçõespodem ser aprendidas de nossos inimigos. (Escrito por Charles swindoll)

Category: