Seja Bem Vindo ao site Cheio de Esperança

Atividades de Férias para Fazer com as Crianças em Casa

Radio Advento | 10:30 AM |

Nem sempre a família é organizada da forma tradicional. O importante é aproveitar o tempo que temos com aqueles que amamos e fazê-lo de forma saudável e enriquecedora.

Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, é bem comum ver os pais e os filhos, cada um num canto da casa, concentrados em seus computadores,video gamessmartphones e o contato uns com os outros, bem como a comunicação, falham.

As atividades familiares, em casa, promovem o fortalecimento dos laços entre pais e filhos e entre irmãos. Os pais podem sugerir aos filhos que convidem alguns amigos, vez ou outra, para participarem. Esta é uma boa oportunidade para os pais conhecê-los melhor.

Sugerimos, abaixo, algumas atividades, tanto para aqueles que têm pouco tempo durante a semana ou nos finais de semana, quanto para aqueles que podem dedicar-se um dia inteiro ou mais do que isso:

1. Filme e pipoca.
Assistir um filme apropriado e divertido com a criançada, acompanhado de pipoca, pode parecer uma atividade corriqueira. Mas você pode ser criativo se deixar a sala escura ou fizer ingressos de papel, por exemplo. Incentive as crianças a soltarem a imaginação. No final, sente-se com elas para debaterem sobre as mensagens que o filme transmitiu. É interessante que você faça perguntas sobre cenas específicas em que uma lição importante é ensinada. Vá dando pistas, até que elas respondam corretamente. É válido deixar que elas o assistam novamente em outra ocasião, para que possam reconhecer as mensagens que passaram despercebidas.

2. Piquenique.Faça-o no quintal ou dentro de casa. Escolha qualquer espaço livre ou afaste os móveis para estender uma toalha. Faça alguns dos principais petiscos que as crianças gostam. Inclua música e brincadeiras.

3. Acampamento. 
Monte uma barraca no quintal. Se não dispor de uma barraca, coloque um lençol estendido sobre fios suspensos ou varais. Forre o chão com um acolchoado. Dá para improvisar uma barraca mesmo dentro de casa. Planeje atividades divertidas como caça ao tesouro, trilha (se o quintal for grande) e outras que de adequem ao espaço e recursos que tiverem à disposição.

4. Leitura e invenção de histórias.
Com um banquinho ou uma estante pode-se improvisar um teatrinho. As crianças podem narrar de forma interativa as historinhas de seus livros infantis ou apresentar dramatizações. Podem também inventar personagens e histórias. O importante é que se sintam livres para se expressar e soltar a imaginação.

5. Ginástica e esporte.
Exercitem-se juntos, batendo uma bola, pulando corda, amarelinha,  ou fazendo qualquer exercício que gostem. É uma ótima oportunidade para ensinar o valor dos hábitos saudáveis. Crie uma rotina de exercícios nas férias. Evite, entretanto, os exageros.


O importante é manter a criançada ocupada com atividades saudáveis que promovam a interação e o aprendizado, de forma que se socializem e estreitem os laços com outras crianças e com os próprios pais.

Category: