Seja Bem Vindo ao site Cheio de Esperança

Oração particular X Oração em público

Radio Advento | 5:12 AM |

Iceberg[1]Você tem um lugar secreto para a oração particular, um cantinho especial, uma cadeira especial ou um aposento separado onde você pode passar tempo a sós com Deus? Um “quarto” onde você diariamente fecha a portapara orar a seu Pai em secreto? O conceito de oração em grupo é importante, e de fato precisamos orar uns com os outros: “Não deixemos de congregar-nos” (Hb 10:25). Mas o afastar-se para orar em secreto é talvez o tipo mais vital de oração a que podemos nos dedicar. É também um indicador do tipo de participante da oração em grupo que realmente somos, pois é a nossa vida particular de oração que determina a qualidade e a validade de nossa oração em público.
Embora não devemos nunca ser críticos das orações dos outros, é fácil reconhecer em nossos grupos de oração aqueles que passaram tempo em seus lugares particulares de oração e os outros que talvez tenham vindo para o único tempo de oração que tiveram a semana inteira. Alguns se debatem, e se esforçam por parecer piedosos, mas fica patente que eles não experimentaram a dimensão mais profunda da oração particular.
Você algum dia já viu um iceberg de um azul vivo? No Alasca, contemplei atônita o lago de uma montanha cheio de belos icebergs azuis que se haviam separado da geleira Portage. Imediatamente meu pensamento voltou a um artigo que saiu na revista Family Tie (Laço Familiar) e que comparava a nossa oração secreta a um iceberg. A placa que dizia “Navegação Absolutamente Proibida”, colocada à margem do lago, me relembrou que oito nonos do volume de um iceberg estão abaixo do nível da água – fora do alcance da vista. Apenas um nono fica visível acima da superfície. No dia seguinte, em nosso seminário de oração em Anchorage, expliquei que a oração deveria ser como aqueles icebergs, com apenas um nono aparecendo em nossas orações públicas em grupo e oito nonos longe da vista, em nossos aposentos secretos. (Escrito por Evelyn Christenson)
“Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto, e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará” (Mt 6:6)
“Querido Pai, quero estar perto de Ti. Ajuda-me a manter disciplina em minha vida particular de oração a fim de que eu amadureça e me chegue mais a Ti cada dia. Em nome de Jesus, amém!”

Category: