Seja Bem Vindo ao site Cheio de Esperança

Como Melhorar a Comunicação no Casamento

Rádio Advento | 5:43 AM |


Utilizar boas habilidades de comunicação é essencial para um casamento feliz e durável. Felizmente, fica mais fácil se ambos estão interessados em melhorar como casal.

O primeiro passo para uma comunicação saudável é averiguar suas expectativas do casamento. Assim que você se der conta de que seu cônjuge não lerá sua mente e não mudará muito, depois da cerimônia, é hora de começar a exercer a comunicação.

Veja algumas habilidades que precisamos desenvolver para construir uma comunicação saudável e ajudar o casamento:

1. Elimine todas as distrações. 

Para começar uma conversa, dando atenção à outra pessoa e realmente demonstrando a importância do casamento, faz-se necessário desligar TVs, celulares, computadores, etc.

Aprenda a ouvir. O mundo em si apresenta as qualidades de um bom comunicador pautada por sua experiência em ser bom discursante. Na verdade, um bom comunicador é aquele que ouve mais do que fala. Ouvir é mais que apenas manter seus ouvidos longe das distrações, é prestar atenção no que a outra pessoa está dizendo.

2. Considere os sentimentos do outro.
Uma boa amizade consiste em nos colocarmos no lugar da outra pessoa. E, num casamento, isso é primordial. Dia após dia, estaremos conhecendo melhor um ao outro. Viemos de diferentes famílias, com diferentes experiências, valores e expectativas que formam a pessoa que somos. Em vez de se decepcionar ou ficar nervoso quando seu cônjuge não o entende ou não atende seus desejos prontamente, tente você mesmo entendê-lo: de onde ele vem, as experiências que já teve, ou mesmo, que ainda não teve.

3. Crie um plano para assuntos difíceis. 

Em algumas circunstâncias, as conversas podem ser mais acaloradas. Muitas vezes você vai precisar conversar sobre assuntos difíceis, como infertilidade, a família do outro, dinheiro, morte, entre outros, onde a paciência e a empatia devem ser exercitadas mais do que nunca. Comece de forma sutil e pacífica.

Quando as conversas esquentam e o amor tende a se esconder, o mais importante, nessas horas, é fugir de uma briga. Faça um intervalo no meio da conversa e retorne quando ambos estiverem mais calmos.

4. Encontrem juntos uma solução.
Temos que ser flexíveis para um casamento funcionar. Há muito para dar e receber, ou seja, ambos precisam ceder certas vontades em prol do entendimento para chegarem a um acordo.

Após uma conversa, entrem num acordo sobre o qual ambos se sintam à vontade e cumpram com sua palavra. Sejam leais e coloquem em prática o que combinaram, senão, surgirão novas discussões sobre o mesmo assunto.

5. Encontre tempo para se comunicarem.
Temos uma rotina bastante ocupada em nossa vida diária. Casais mais novos geralmente estudam e trabalham. Muitos têm filhos pequenos e muitas outras atividades. Compreensão e paciência são indispensáveis.

É importante que encontrem pelo menos 15 minutos, todos os dias, para:
  • Olharem nos olhos um do outro.
  • Conversarem sobre com foi o dia de cada um.
  • Relembrar as metas.
  • Avaliar se foram ou como foram colocadas em prática.
Essas ações ajudam a não deixar esse tipo de sinergia se esvair.

6. Aproveite a companhia um do outro.
O sucesso na comunicação dentro de um casamento acontece quando duas pessoas se sentem confortáveis na presença uma da outra. Isso inclui ficarem à vontade para serem quem são, tirarem um tempo para relaxar, curtirem o momento à dois, saírem para namorar um pouco, mantendo, dessa forma, acesa a chama do amor que as uniu. Afinal, nascemos para ser felizes.
Fonte : Familia

Category: