Motivações erradas ao orar

Motivos são as razões para orarmos da maneira como fazemos. A razão para orar por alguma coisa pode em si tornar “errada” a oração. O que são orações erradas? Aquelas feitas “para esbanjardes em vossos prazeres” (Tiago 4:3).
A palavra prazeres em Tiago 4:3 foi traduzida assim mais recente e corretamente. Mas, para nós hoje, a palavra prazeres significa basicamente algo que é bom e positivo. Então há coisas que são boas para os cristãos e que também são traduzidas por prazeres na Bíblia. Contudo, esta palavra bíblica particular, prazeres, sempre é negativa e proibida para os cristãos. A definição literal da palavra grega traduzida por prazeres em Tiago 4:3 é: “A gratificação do desejo natural ou de desejos pecaminosos”. Essa palavra é entendida muito melhor hoje quando traduzida por sensualidade.
A palavra, naturalmente, tem um sentido muito mais amplo do que apenas desejos sexuais. Como é chocante perceber que as orações que nós mesmos fazemos frequentemente são feitas por um motivo errado – para satisfazer à nossa sensualidade. E Deus tem de responder: “Você orou pela coisa errada”.
Aqui estão alguns dos motivos comuns, corriqueiros, que se intrometem sorrateiramente em nossa vida de oração: elogio, fama, amor ao poder, amor à exibição, amor à proeminência, posição e outros, folga, conforto, satisfação pessoal, auto-satisfação, autodefesa, gratificação de desejos pecaminosos e vingança.
Conquanto a maioria de nós tenha o cuidado de orar por coisas que considera boas e que Deus deseja nos conceder, em geral não tomamos conhecimento dos motivos errados que podem estar inspirando essas orações. E orar pelos motivos errados por coisas a que Deus geralmente respondesim significa fracasso na oração. (Escrito por Evelyn Christenson)
Category: Meditação