Seja Bem Vindo ao site Cheio de Esperança

Tão longe e tão perto

Radio Advento | 5:00 AM |

Tão longe e tão perto

“Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos.” (Isaías 57:15). 
 
Onde está Deus? Será que ele se importa mesmo conosco? Estas são perguntas frequentemente feitas por diversas pessoas na atualidade. E você, o que pensa a respeito disso?
 
Quando nos deparamos com esse versículo é interessante analisarmos dois conceitos bem profundos extraídos do texto: o conceito de imanência e o de transcendência. De acordo com o dicionário virtual Wikipédia, imanência é um conceito religioso e metafísico que defende a existência de um ser supremo e divino dentro do mundo físico. Já transcendência, no âmbito da religião, é o conceito em que Deus pode estar próximo ou muito distante de determinada pessoa.
 
Alto, sublime e santo, como Deus fala em Isaías, enaltecem a sua grandeza e superioridade perante a criação. O salmista declara isso em Salmos 99:9: “Exaltai ao SENHOR nosso Deus e adorai-o no seu monte santo, pois o SENHOR nosso Deus é santo”. Você deve estar se perguntando, mas o que isso tem a ver com imanência e transcendência?!
 
Deus em sua onipresença, que é um de seus atributos, consegue habitar no nosso mundo físico mesmo sendo um ser espiritual, daí vem o conceito de imanência. Já em Jeremias 23:23, Deus pergunta: “Porventura sou eu Deus de perto, diz o SENHOR, e não também Deus de longe?” Já nesse texto vemos o conceito de transcendência.
 
Tente imaginar um pai que está bem longe de seus filhos, mas mesmo assim manda presentes, liga para saber como estão, aconselha-os quando precisam e também os parabeniza quando fazem algo de bom. Veja como ele constantemente se faz presente mesmo estando longe deles. Assim também é o nosso Pai celestial, Deus.
 
Conseguiu entender agora?! O nosso Deus é um ser espiritual (João 4:24), que habita no nosso meio, em nós e consegue, mesmo tão longe, estar tão perto! Ele se importa comigo e com você! É algo tremendo e com certeza nos dá a segurança de que ele está sempre ao nosso lado. Apesar de estar longe de nós fisicamente, ele nos dá a garantia que nos guiará até o dia de nossa morte. (Salmos 48:14).
 
Agradeça todos os dias a ele porque você pode chamá-lo sempre que precisar! Ele ouve e responde ao seu chamado. Quem é como o Senhor, o nosso Deus, que reina em seu trono nas alturas, mas se inclina para contemplar o que acontece nos céus e na terra? (Salmos 113:5-6). Obrigado pela sua presença e seu amor, Senhor!

Category: