Seja Bem Vindo ao site Cheio de Esperança

Filhos de férias da escola. E agora?

Rádio Advento | 5:30 AM |



Filhos de férias da escola. E agora?Nesse período de férias escolares, são muitos os pais que estão com os filhos em casa durante todo o dia. Dessa forma, a pergunta que não quer calar é: o que faço com eles agora? Como mantê-los ocupados da melhor forma possível? 

 
Há um certo número de pais que ficam extremamente preocupados com as férias dos filhos, pois acreditam que durante esse período, os filhos vão colocar a casa de “cabeça para baixo”. Outros ainda, se ressentem porque acham que sua liberdade não vai ser a mesma tendo que “dar conta” dos filhos durante todo o dia. Sendo assim, existem até mesmo aqueles que desejam que essas férias escolares nunca existissem, ou que pelo menos a escola desenvolvesse algum tipo de atividade para ocupar seus alunos. Existem ainda aqueles pais que procuram conciliar as férias escolares com as próprias férias profissionais. E, os pais que aproveitam ao máximo as férias escolares para estarem mais perto dos filhos.
 
No entanto, como o próprio nome diz, o período de férias é necessário para a criança. Na escola, a criança vai para aprender e estudar, ela está dentro de uma rotina mais rígida e cansativa. Por isso, as férias escolares são importantes para quebrar um pouco essa rigidez da vida escolar. Além disso, é uma ótima oportunidade para que os pais possam estar mais com seus filhos, possam estreitar os laços. Vivemos num mundo marcado por uma correria sem fim: escola, trabalho, curso, etc... as férias escolares das crianças são uma ótima oportunidade para que os pais brinquem e saiam com seus filhos. Porém, mais do que isso, nas férias escolares eu posso estimular ainda mais meus filhos a amarem a Deus e a desejarem conhecê-lo cada vez mais.
 
A Bíblia afirma que devemos ensinar a criança no caminho em que ela deve andar, para que ainda que ela cresça, não se desvie dele (Pv 22: 6). As férias escolares são uma grande oportunidade de ensinar para os nossos filhos ainda mais sobre Deus. Você quer um exemplo disso? Leve seu filho a um Zoológico ou a um parque e enquanto passeiam, mostre a ele que todos os animais, ou todas as árvores e flores foram criados por Deus, conforme está escrito no livro de Gênesis.
 
A responsabilidade pela educação dos filhos não pertence à escola e nem à igreja, mas sim aos pais. Os nossos filhos são heranças do Senhor, são tesouros que ele tão misericordiosamente concedeu. Por isso, devemos educá-los e cuidar deles com amor, conforme a Bíblia Sagrada orienta. Deus nos colocou como pais para que estejamos junto de nossos filhos, para que os ensinemos a Palavra de Deus, para que oremos com eles e por eles, e para que brinquemos com eles e possamos passear com eles. Tudo isso deve ser feito ao longo de todo o ano, mas pode ser intensificado durante as férias dos nossos meninos e meninas. Sendo assim, que nós pais não vejamos as férias dos filhos como momentos em que não sabemos o que fazer com as crianças em casa, mas que aproveitemos esses momentos para estar mais junto deles, e para ensiná-los mais a respeito do Deus de nossa salvação.
 
Em Cristo, que nos concedeu essas heranças maravilhosas: nossos filhos!

Category: