Seja Bem Vindo ao site Cheio de Esperança

Sentir sono no trabalho pode não ser apenas cansaço

Radio Advento | 2:01 AM |


Todas as pessoas já passaram por situações com essa: você está no trabalho e, de repente, manter os olhos abertos e a concentração funcionando parecem ser tarefas impossíveis. Algumas pessoas têm mais dificuldade que as outras em se manterem acordadas durante o horário de trabalho ou estudo, e há diversos fatores que levam a essa dificuldade.
A maneira como trabalha o relógio biológico de cada indivíduo influencia nesse ponto, já que algumas pessoas se sentem mais dispostas no período da noite enquanto, durante o dia, dormir parece ser a atitude mais adequada (ou, ao menos, a atitude pedida pelo organismo).
Também é importante prestar atenção ao tipo de alimentação que se tem, principalmente pela manhã e no horário de almoço. Alimentos pesados ou gordurosos exigem um grande esforço do organismo para serem digeridos. Por isso, ingerir esses alimentos ajuda a aumentar a sensação de sono, principalmente após as refeições.
No entanto, se você dorme bem durante à noite, pratica atividades físicas regularmente, se alimenta de maneira saudável e, ainda assim, o sono ataca no meio do expediente ou da aula, a causa pode não ser um comportamento seu, mas o ar do ambiente em que você se encontra.
Para resolver a questão, é importante entender que a quantidade e a qualidade da ventilação estão diretamente relacionadas a esses números. Em ambientes bem arejados, com circulação de ar, a concentração de dióxido de carbono diminui e, com isso, a sensação de sonolência tende a diminuir. Acontece que, quando bocejamos, nosso corpo está tentando reequilibrar a relação entre oxigênio e CO2 no sangue. Portanto, janelas abertas ou um condicionador de ar com filtros limpos podem ser a solução.
Fonte : Dicas de Mulher

Category: