Como Lidar com a Raiva?
A raiva é uma emoção que todos os seres humanos compartilham, e assim não há nada de errado em senti-la. No entanto, nós associamos a raiva com o agir de cabeça quente, e assim, ao alimentar a nossa raiva, corremos o risco de machucar os outros e a nós mesmos com ela. Ou seja, o problema não é sentirmos raiva, mas sim como reagimos a ela.
Às vezes, as pessoas pensam que podem descarregar a raiva para fora de si, gritando, batendo, ou se vingando contra os que os insultaram ou prejudicaram. Mas a raiva não funciona desta forma. Descarregar a raiva é como atiçar uma chama, incentivá-la a brilhar de novo. Por exemplo, gritar com alguém certamente descarrega a raiva, mas também aumenta os pensamentos de raiva. E, além disso, aumenta a raiva e a atitude defensiva da outra pessoa, favorecendo e criando um ciclo vicioso da raiva.
Existem algumas habilidades, porém, que você pode desenvolver para ajudar a melhorar a sua capacidade de controlar a raiva. Se a raiva freqüentemente suga o seu melhor, prefira trabalhar nisto de cabeça fria. Assim como com qualquer outro conjunto de habilidades, é melhor praticar quando você não tem a pressão da necessidade de acertar exatamente naquele momento. Pense nisso desta maneira: ninguém aprende a nadar, saltando para o lado fundo da piscina sozinho. Com isto em mente, considere os passos a seguir:
1) Atividade Física: Exercite-se regularmente, e também quando sentir que a raiva está surgindo. Se você ainda não tem uma rotina de exercícios, experimente diferentes tipos para encontrar o que mais combina com você (pilates,corrida, boxe, tênis, etc).
2) Respiração: A respiração profunda (ou diafragmática) pode ser muito útil para acalmar ou reduzir a ansiedade. Respire lentamente, fazendo uma pausa ao fim de cada inspiração e expiração. Com este tipo de respiração, o seu estômago vai ‘inflar’ como um balão quando você inala, e ‘esvaziar’ quando você expira. Enquanto isso, o seu peito não vai se expandir. Se isso é difícil para você, tente praticar deitado de costas com os joelhos flexionados e os pés apoiados no chão. Também pode ajudar colocar a mão em seu estômago para sentir o seu aumento na inspiração.
3) Atividades Relaxantes: Encontre um hobby ou atividade que você goste e que envolva sua total atenção. Exemplos são jardinagem, yoga, pintura, artesanato ou tocar música.
4) Aprofunde sua Compreensão – de si mesmo e da outra pessoa: Pode ser extremamente útil conhecer o que desperta sua fúria. Ao ter consciência disso, você pode recuar e pensar no que está acontecendo. O que também significa que você não estará preso na raiva e pode optar por responder de forma diferente. Assim, por exemplo, você pode dizer para si mesmo: “Lá vou eu de novo. Toda vez que alguém implica que eu não estou fazendo um bom trabalho, eu fico furioso.”
Também pode ser útil tentar entender a pessoa que provocou sua raiva. Provavelmente ela acha que suas ações são certas. Assim, ao tentar entender sua perspectiva (mesmo que você discorde), você pode ser capaz de diminuir a sua própria raiva e até mesmo reagir de uma forma que a pessoa possa responder mais positivamente.
Ao usar todas estas ferramentas, você pode gerenciar e até mesmo reduzir a sua raiva. Então, se a razão pela qual você se irritou ainda precisa ser resolvida (por exemplo, se seu chefe te trata mal continuamente), você pode fazer isso com um pensamento claro (por exemplo, falar calmamente com o seu chefe). O sentimento de raiva provavelmente ainda estará lá como parte de sua reação a determinadas situações, mas você também vai estar mais no controle de como reagir a isso.
Fonte/Adaptação: WebMD
Category: comportamento











