Seja Bem Vindo ao site Cheio de Esperança

Quem pode interpretar as coisas da vida?

Radio Advento | 3:00 AM |

Como obter paz diante de coisas que não conseguimos interpretar em nossa vida?

?Quem sabe a interpretação das coisas?? Eclesiastes 8:1
Salomão foi um rei no Israel do Antigo Testamento e é considerado um dos mais sábios homens do mundo, apesar de que ao longo da vida nunca se satisfez com uma esposa, envolvendo-se com centenas de mulheres, acumulou riquezas materiais deixando que isto subisse ao seu coração como uma espécie de idolatria, etc. Estas atitudes o fizeram sofrer muito e concluir que era tudo vaidade produtora de um vazio interior, e concluiu que o que ele mais aprendeu, depois de experimentar todos os prazeres e riquezas desse mundo, é que o melhor da vida, o sentido dela e o dever da pessoa é respeitar o Criador e guardar Seus mandamentos (Eclesiastes 12:13).
Ele gostava de meditar e refletir, especialmente depois de vários anos de prática de erros dramáticos, procurando aprender com eles. Sabedoria tem que ver muito com isto: aprender as lições de nossos erros. Insanidade (sofrimento mental) tem muito que ver com você repetir os mesmos comportamentos cada dia e querer resultados diferentes em sua pessoa, em seus relacionamentos, em seu corpo. Não funciona. Nada muda se você não muda.
Em uma de suas reflexões Salomão levantou a pergunta: ?Quem sabe a interpretação das coisas?? Lendo o que está no capítulo 8 e 9 de Eclesiastes (não é Eclesiástico o qual é um livro apócrifo, ou seja, não incluído nos originais do Cânon Bíblico), verá que as reflexões de Salomão referem-se a tópicos como:

1) O ser humano não pode reter sua vida e viver eternamente (8:8), ou seja, não possuímos o poder de gerar vida ou de evitar a morte (temos, entretanto, a capacidade e a responsabilidade de cuidar de nossa saúde para evitar morte precoce).

2) É uma desgraça para a pessoa querer controlar outra pessoa (8:9), ou seja, a idéia de controlar alguém é fundada numa irrealidade porque não controlamos, na verdade, ninguém. O controle é uma ilusão.

3) A tendência do coração humano sem um renascimento espiritual é para o mal já que não ocorre juízo imediatamente na vida (8:11), ou seja, as pessoas perversas continuam realizando perversidades como se isto não tivesse conseqüências sobre elas nunca e como se as atitudes delas fossem ficar impunes.

4) Há justos que sofrem como se fossem maus e há maus que obtêm sucesso como se fossem justos (8:14), podemos chamar isto de injustiça social, a qual também não ficará assim e impune para sempre.

5) Os vivos sabem que irão morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma (9:5), ?Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra, nem indústria, nem ciência, nem sabedoria alguma.?(9:10), ou seja, o que Salomão está dizendo (e ao longo das Escrituras vemos isto) é que não há vida após a morte no sentido de haver uma alma ou espírito que saia do corpo e tenha identidade e existência própria conforme Eclesiastes 9:3,5,6,10; Jó 7:9 e 14:12; Isaías 26:19, 38:18; Salmo 6:5; 2 Crônicas 26:2 e 32:33; Ezequiel 18:4 e 37:12; Mateus 27:52; Marcos 5:39; João 11:11 até 14; 1 Coríntios 15:6, etc. (note que em algumas dessas passagens a Bíblia compara a morte como um estado de sono e a pessoa será ressuscitada no fim dos tempos para o julgamento final, segundo a Bíblia (ver 1 Tessalonicenses 4:13 até 17).

6) Melhor é a sabedoria do que a força, ainda que a sabedoria do pobre seja desprezada e as suas palavras não sejam ouvidas (9:16,18).
Coisas ocorrem em nossa vida e não sabemos como interpretá-la muitas vezes. Não temos a visão do todo. Não podemos tudo. Não sabemos tudo. Quanto mais cedo aceitamos nossa impotência diante de tantas coisas, mas paz podemos obter dentro de nosso ser, se crermos que a Vida está nos ajudando.
A ciência tem estudado e pesquisado a influência da fé sobre a saúde e têm encontrado que ela é um poderoso agente na prevenção e recuperação de muitas enfermidades (pesquise os trabalhos do Dr. Harold Koenig, da Faculdade de Medicina da Universidade da Carolina do Norte, Estados Unidos, por exemplo).
Busque a sabedoria. Ao achá-la, não se espante, pois ela o conduzirá por um caminho que será, em muitas coisas, contrário ao modo em que o mundo convencional está seguindo. E você, assim, adquire paz e alegria reais.

Category: