Como montar um currículo
Coloco ou não coloco foto? E sobre as redes sociais, como proceder? E a pretensão salarial, devo colocar? Tire 10 dúvidas sobre a apresentação do currículo.
Parece clichê, mas o que um candidato precisa para ser chamado para uma entrevista de emprego é ser 100 % verdadeiro desde o currículo, segundo explica o especialista em treinamento e presidente do CDPV - Centro de Desenvolvimento do Profissional de Vendas, Diego Maia. "A pessoa pode até ser contratada se mentir em seu currículo, tanto quanto pode ser desligada em pouco tempo caso não comprove, na prática, suas especialidades. Isso causa rotatividade nas empresas e é ruim também para o candidato". Confira as dicas:
Foto: Se a aparência for muito importante para a vaga, é uma maneira de otimizar tempo para o recrutador. Se o candidato resolver colocar, escaneie a foto, nunca grampeie. A imagem tem que ser pelo menos em 3x4, sem ser amadora. Nada de colocar fotos recortadas e, menos ainda, de festas, churrascos e muito descontraídas.
Redes Sociais: É tendência entre as empresas pesquisarem sobre os candidatos nas redes, outra maneira de otimizar tempo. Se você está em alguma delas, como Twitter e Facebook, coloque no currículo somente se usar de uma forma minimamente profissional. Se não, procure bloquear seu perfil para que as pessoas que não têm autorização não consigam visualizar suas postagens.
E-mail: Se o candidato tem um e-mail no estilo "florzinha@" ou "gatinha@", procure criar uma conta com caráter mais profissional, com nome e sobrenome para usar para trabalho.
Data de Nascimento: Acredito que, em 99% dos casos, os recrutadores entendem que se a vaga tem idade designada e o candidato não colocou, pode ser que esteja fora do padrão. Se sua idade não estiver de acordo, mas você tem o perfil técnico da vaga, não custa nada tentar. Acontece que se a idade for quesito realmente importante, o candidato omitir e ser convocado para entrevista, vai perder tanto tempo quanto o recrutador.
Formação Escolar: Tenho percebido que muita gente coloca que tem Ensino Médio completo, por exemplo, sem ter. Nem que tenha que colocar que está incompleto, mas uma mentira como essa pode ser pega lá na frente e eliminar o candidato de um processo seletivo.
Objetivo: Se você quer se candidatar a várias vagas de uma mesma empresa, faça diferentes currículos, isso amplia as chances de entrevista. Nada de colocar no mesmo currículo objetivos que não se relacionam, exemplo "Área Jurídica/Vendas/Administração/Marketing". Tenha um objetivo claramente definido. Mas não mande para qualquer vaga caso não preencha minimamente os pré-requisitos.
Pretensão Salarial: É oportuno colocar, pois faz com que ambas as partes não percam tempo.
E se nunca trabalhei? Sugiro colocar algum feito que tenha se destacado no colégio ou faculdade, e se apresentar com um parágrafo curto, mas que gere credibilidade, que faça o recrutador te ver com outros olhos. Você pode dizer sobre suas pretensões caso conquiste o cargo e mesmo sobre seus objetivos para o futuro.
Experiência Profissional: Sempre coloque o nome da empresa e fale a verdade quanto à permanência na companhia, colocando mês e ano de admissão e saída. Colocar que trabalhou entre 2009 e 2010 pode muito bem significar que você entrou em Dezembro de 2009 e saiu em Janeiro de 2010. Por mais que o candidato tenha alta rotatividade em empregos, precisa ser verdadeiro. Não deixe de colocar o cargo, mas, como algumas empresas tem nomenclaturas especiais, coloque uma observação, exemplo "Atendimento Jr (Vendas)". Sobre as atividades, descreva em um parágrafo de no máximo três linhas suas funções. Coloque ainda coisas que tenha conquistado na empresa, como ter subido de cargo, ter ganho algum prêmio, ter sido reconhecido como destaque da empresa.
Cursos: No caso de idiomas, sugiro colocar o nome da escola em que cursou ou está cursando por menos nobre ou reconhecida que seja. Isso mostra que, quando você diz que sabe ao menos o básico, não se refere ao famoso inglês que aprendeu na escola. E o candidato só deve indicar o nível se realmente sabe. Para colocar nível básico, o candidato deve ter entendimento de pronúncia, de algumas gírias, o que é diferente de achar que pode se habituar ao nível solicitado. Sobre informática, detalhe seus conhecimentos e coloque o nome da escola caso tenha cursado. Nada de colocar que sabe mexer no MSN e que manja de Excel se não souber, é um dos programas mais difíceis, você não vai aprender de uma hora para outra! Detalhe seu nível de conhecimento das principais ferramentas.
Evite anexar o currículo: É fato, muitos recrutadores não abrem anexo, então o ideal é colar o currículo no corpo do e-mail. Se você optar por essa forma, dispense a frase de apresentação. No campo "assunto", escreva apenas "Nome da Vaga + Currículo de "seu nome"." Se for enviar seu currículo para diversas empresas em seguida, elimine as palavras "RE:" ou "FW:", que indicam que o e-mail já foi encaminhado para outros endereços. Isso também evita que o recrutador delete sem ler achando que se trata de e-mails indesejados.
Carta de apresentação: As empresas de recrutamento e seleção mais conservadoras ainda recomendam e solicitam, mas acredito que não se faz necessário. Não é uma carta do gênero que vai te garantir uma entrevista.
Fuga do lugar comum, mas não exagere: Nada de usar letras coloridas, estabeleça um padrão de formatação para que a apresentação fique uniforme e não pareça desconfigurada. E, no fim do currículo, você pode escrever uma frase sobre o porquê se interessa em trabalhar na empresa ou seu objetivo se conquistar o cargo. Não use frases feitas, mas saia do lugar comum incrementando seu currículo com essa dica!
Category: trabalho











