Seja Bem Vindo ao site Cheio de Esperança

SÁBADO NO NOVO TESTAMENTO

Radio Advento | 9:00 AM |


01 – E OS APÓSTOLOS? ELES CONTINUARAM A GUARDAR O SÁBADO DEPOIS DA MORTE DE JESUS?
Atos 13:42 a 44 “Ao saírem eles, rogaram-lhes que NO SÁBADO SEGUINTE lhes falassem as mesmas palavras. Despedida a sinagoga (igreja), muitos dos judeus e novos convertidos, seguiram a Paulo e a Barnabé, …E NO SÁBADO SEGUINTE veio quase toda a cidade para ouvir a Palavra de Deus.”
Será que os apóstolos só iam a sinagoga (igreja) no Sábado porque era o único dia da semana que podiam encontrar a igreja aberta? E quando estavam num lugar onde não havia igreja o que faziam no Sábado?
Atos 16:13 “Quando foi SÁBADO, saímos da cidade para ajunto de um rio, onde nos pareceu haver um lugar de oração, e assentando-nos falamos ás mulheres que para estavam ali”. Jesus guardava o Sábado ou não?
02 – E JESUS, ELE REALMENTE GUARDAVA O SÁBADO?
Lucas 4:16 “Indo para Nazaré onde fora criado, ENTROU NO SÁBADO, NA SINAGOGA, SEGUNDO O SEU COSTUME, e levantou-se para ler”
03 – CONTINUOU A MÃE DE JESUS A GUARDAR O SÁBADO DEPOIS DA SUA MORTE?
Lucas 23:54 a 56 “Era o dia de preparação e começava o SÁBADO. As *mulheres (?) que tinham vindo com Jesus da Galiléia, seguindo viram o túmulo e como o corpo fora ali depositado. Então se retiraram para prepararem aromas e bálsamos. E no SÁBADO DESCANSARAM CONFORME O MANDAMENTO”
Que *mulheres?: Marcos 15:40 “Estava ali também algumas mulheres, observando de longe, entre elas, Maria Madalena, Maria mãe de Tiago o menor e de José (irmãos de Jesus) e Salomé.
04 – EM QUE DIA JOÃO VIU A JESUS DEPOIS DA RESSURREIÇÃO E DELE RECEBEU AS REVELAÇÕES QUE ESTÃO NO LIVRO DE APOCALIPSE? COMO ELE CHAMOU ESTE DIA?
Apocalipse 1:10 “Achei-me em espírito, no *dia do Senhor e ouvi por detrás de mim uma grande voz…”
Qual é o dia do Senhor? É só ler o 4º Mandamento (Êxodo 20:8 a 11)
05 – DIZEM ALGUNS JESUS TRABALHAVA NO SÁBADO! QUE TIPO DE TRABALHO FAZIA JESUS AOS SÁBADOS?
O que JESUS FAZIA NO SÁBADO?
Visitas: Lucas 14:1 “Aconteceu que no SÁBADO ao entrar na casa de um fariseu para comer pão, diante dele estava um homem enfermo …o curou e o despediu.”
Curas: Muitos Milagres de Jesus foram feitos no Sábado:
A cura da sogra de Pedro Marcos 1:21 e 29, a cura do paralítico (João 5:9), o cego de nascença (João 9:14), o homem com a mão paralisada (Lucas 6:19), a mulher que por 18 anos andava curvada (Lucas 13:11), homem possessão demoníaca …etc
Obs: Isso demonstra que o dia de Sábado é dia especial para receber as bênçãos de Deus. Porque o próprio Deus Abençoou o dia de Sábado. De nenhum outro dia, se diz: Abençoou Deus. (Gênesis 2:3)
Passeava: Mateus 12:1 “E aconteceu que passando ele num SÁBADO pelos campos, os seus discípulos tendo fome, caminhando, começaram a colher espigas e a comer” Obs: Colheram apenas para comer, igual a pegar frutas num pomar…
06 – PORQUÊ JESUS PEDIU PARA QUE OS SEUS DISCÍPULOS ORASSEM EM MATEUS 24:20?
“Orai para que a vossa fuga não se de nem no inverno e nem no SÁBADO!”
Aqui Jesus está profetizando algo que iria acontecer 40 anos depois de sua morte, a invasão se Jerusalém, e o seu conselho é que orassem para que a invasão não acontecesse num Sábado (Aconteceu numa quarta-feira e não foi no inverno). Por dois motivos Jesus deu este conselho:
1º) Fugir no inverno seria muito ruim, enfrentariam dificuldades, tinham famílias.
2º) O dia de Sábado é dia de Adorar e durante a fuga não haveria condições para adorar.
07 – AFINAL DE CONTAS PARA QUE DEUS CRIOU O SÁBADO?
Marcos 2:27 “O SÁBADO foi feito por causa do homem…”
A expressão é o Sábado foi feito por causa do homem (genérico – ser humano), não diz que o Sábado foi feito para os Judeus! Dia especial de Comunhão entre o nosso Pai e nós que somos seus filhos, e entre os irmãos, e mais tempo para evangelizar os que ainda não fazem parte da família de Deus.
08 – O QUE PODEMOS E DEVEMOS FAZER NOS SÁBADOS?
Mateus 12:10-13 “…é licito curar no Sábado? Jesus respondeu qual é o homem que tendo uma ovelha, e num sábado ela cair numa cova, não fará todo esforço para tirá-la dali? Quem tem mais valor uma ovelha, ou um homem? Logo É LÍCITO FAZER O BEM NO DIA DE SÁBADO. Então disse ao homem estende a mão e o curou”.
No texto Jesus fala do trabalho emergencial para salvar a vida mesmo de animais…
Quanto mais de vida de seres humanos. Por isso Médicos adventistas, enfermeiros adventistas e as clínicas e hospitais adventistas trabalham em sistema de plantões, e isso não é considerado pecado.
Na TV e na Rádio idem (É Evangelismo não há remuneração)
09 – O QUE A PALAVRA DE DEUS, OU SEJA O PRÓPRIO DEUS NÃO ACEITA QUE FAÇAMOS NO DIA DE SÁBADO?
Marcos 2:27 e 28 E acrescentou: O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado; de sorte que o Filho do Homem é senhor também do sábado.
O sábado foi feito para que o homem tivesse tempo para repousar e ter uma relação intima e pessoal com o seu Criador e Salvador. Qualquer coisa que interfira na nossa comunhão com Deus e com a Família de Deus, que roube o tempo que pertence a deve ser evitado. Sendo assim tudo que pode ser feito outro dia da semana, que não precise ser feito no Sábado (ex: trabalhos domésticos como faxinas, consertos de casa, lavar carros, ir ao supermercado, etc), se não agirmos assim, o sábado deixa de ser o sábado, e passa a ser um dia comum.
Veja: Isaias 58:13 e 14 “Se desviares o pé de profanar o sábado e de CUIDAR DOS TEUS PRÓPRIOS INTERESSES NO MEU SANTO DIA; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs, então, te deleitarás no SENHOR. Eu te farei cavalgar sobre os altos da terra e te sustentarei com a herança de Jacó, teu pai, porque a boca do SENHOR o disse.”
10 – PORQUE NÓS ADVENTISTAS GUARDAMOS O SÁBADO?
→ Porque faz parte da Santa lei de Deus (que são Os 10 Mandamentos e não 9)… Escrita não por Moisés, mas pelo próprio dedo de Deus. ((Êxodo 31:18)
→ Pelo mesmo motivo porque não adulteramos, matamos ou roubamos todos os outros 9 Mandamentos. (Romanos 7:7 “eu não saberia o que é pecado se fosse pela lei”)
→ Porque o próprio Senhor (Deus Pai, Jesus) a mãe de Jesus, e a igreja apostólica , Maria Madalena, Paulo, Pedro, João…etc, continuaram guardando. Jesus mesmo disse que não veio para Abolir veja o que diz em Mateus 5:17 “Não pensem que eu vim para abolir (acabar) com a Lei, vim para cumprir (dar o exemplo)”.
→ Vemos na Bíblia que não há dois tipos de salvação, uma para o velho testamento e outra para o novo testamento. A salvação é somente por Jesus. Atos 4:12 “E em nenhum outro há salvação…”
→ Não há dois Deus! Um do Novo Testamento e outro do Velho…Porque Deus não muda. Tiago 1:17 “…em quem não há mudança e nem sombra de variação”
→ Porque no Sexta-feira celebramos ao por do sol a nossa Criação (No Éden) e também na sexta feira celebramos ao por do sol a nossa salvação (Cristo morreu numa sexta-feira) Lucas 23:54 “E era o dia da preparação e já ia começar o Sábado”.
→ No Sábado Deus descansou da criação, e Jesus ao dormir o sono da Morte descansou dentro do sepulcro do seu árduo trabalho em favor da raça humana.
11 – PORQUE A GRANDE MAIORIA NÃO GUARDA O SÁBADO?
→ Dizem que o Sábado foi abolido. (Efésios 2:15) “Na sua carne desfez a inimizade, isto é a lei dos mandamentos que consistia em ordenanças…”
Quando Cristo morreu as ordenanças foram abolidas (páscoa, circuncisão, sacrifícios de animais, etc) a Lei de Deus, os Dez Mandamentos não.
Os judeus tinham duas Leis: Ordenanças (regras, normas, estatutos) ou lei cerimonial e os 10 Mandamentos a Santa Lei de Deus ou Lei Moral.
→ Dizem que o Sábado foi cravado na cruz (Colossenses 2:14 e 16) “Havendo riscado a cédula que era contra as ordenanças …cravando-as na cruz …Portanto ninguém vos julgue pelo comer, beber, ou por causa dos sábados”
A palavra sábado quer dizer descanso, todo feriado religioso era chamado de sábado: o dia da páscoa, o dia da expiação ou o dia do perdão, eram 7 os feriados, eram datas fixas, ou seja caiam em dias diferentes da semana (segunda, terça, …) mas mesmo assim eram chamados de sábado (descanso) mesmo caindo num domingo por exemplo.
Com a morte de Cristo, esses feriados acabaram. Mas o Sábado semanal este permanece!
Lei de Deus Lei de Moisés
Escrita por Deus (Ex 31:18) Escrita por Moisés (Deut 31:9)
Escrita em Tabuas de Pedra Escrita em livros (Deut 31:26)
Eterna (Ex 31:17) Só até a Cruz (Colossenses 2:16)
Para todos os homens (Isa 56:06) Só para os judeus (Leviticos 23)
Sábado Semanal (Ex 31:17) Sete sábados anuais (Leviticos 23)
Ficava dentro da Arca da Aliança (Deut 31:26) Ficava do lado de fora (Deut 31:26)
Para Pensar: A MAIORIA SEMPRE ESTÁ COM A RAZÃO?
→ 0 Mundo tem 6 Bilhões de habitantes, a maioria não é de cristãos (portanto os cristãos são a minoria)
→ Dos Cristãos a maioria são católicos (portanto os evangélicos são minoria)
→ Dos Evangélicos, a grande maioria é Pentecostal ou Renovada (a minoria é tradicional)
→ Dos Evangélicos Tradicionais a maioria guarda o domingo (somos a minoria)
Apenas lembrando, a grande maioria não entrou na Arca, pereceram no dilúvio, e Cristo diz: Mateus 24:37 “Como foi nos dias de Noé assim será também a vinda do filho do homem…”, por isso é cuidado com a maioria…!
Em Apocalipse 20:7 a 9 João viu a MINORIA dentro da cidade Santa e a MAIORIA do lado de fora.
Conclusão: O Sábado não salva (Pela Graça sois salvos, por meio da fé, isto não vem de vós, é dom de Deus, não vem das obras Efésios 2:8) – A Salvação foi, é, e sempre será pela Graça, mediante a Fé.
Mas a característica dos Salvos é: Apocalipse 14:12 “Mas aqui está á paciência dos santos, OS QUE GUARDAM OS MANDAMENTOS DE DEUS e tem a fé de Jesus”
Deus tem pessoas sinceras em todas as igrejas, denominações e crenças. E como disse Jesus em João 10:16
“Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco, também me convém agregá-las e, e haverá um só rebanho e um só Pastor”.
E hoje é feito o convite: “SAI DELA POVO MEU…” Apocalipse 18:4
Fonte : Ministério Está Escrito

Category: