A Outra Face da Inveja
A paz de espírito da saúde ao corpo, mas a inveja destrói como câncer. Pv 14.30
Segundo o dicionário Aurélio: Desgosto ou pesar pelo bem ou felicidade de outrem - Desejo violento de possuir o bem alheio - Objeto de inveja.
Geralmente a inveja se instala na vida de pessoas com baixa auto-estima , começa com a comparação com as outras pessoas.A inveja não existe sem que antes o indivíduo não tenha feito comparações. Ex: quando uma pessoa destaca-se em alguma atividade, por mais simples que seja, o invejoso está pronto para aparecer e apontar o dedo e tentar minimizar o feito de seu próximo. Surge um sentimento de raiva, porque o invejoso sente-se muito mais merecedor da conquista do que o outro. Na maioria das vezes eles vazem de tudo a fim de destruir o que o outro fez ou tem. Quer provar que ele é melhor. Quem nunca ouviu essas frases: "Nossa, que coisa bonita, gostaria de ter um assim!"
Fica a dica: Destruir o outro, não fará você chegar aonde o outro chegou.
Mas também existe a outra face da inveja. Certa vez eu ouvi o um pastor dizer a frase: fiquei com inveja santa! Será que existe mesmo inveja santa?. Na verdade creio que não exista inveja santa, mas há um modo de usar esse sentimento como positivo pra nossa vida, quando não se quer destruir o outro e quando não se quer ter o que o outro tem por puro egoísmo. Quando se é usado pra evoluir. Ex: Aqueles que sabem fazer o bom uso da inveja, utilizam frases assim: "Nossa, que bonito carro. O meu também me conduz, antes andava a pé!"
A inveja também pode se tornar boa quando o individuo vê o crescimento do outro e almeja também melhorar de vida (por seus próprios esforços).
“Nós não devemos ser orgulhosos, nem provocar ninguém, nem ter inveja uns dos outros”. Gl 5.26
Por: Ana Paula
Category: comportamento