Seja Bem Vindo ao site Cheio de Esperança

O que é bruxismo?

Cris Viana | 10:52 AM |




Já reparou que nas horas de muita raiva você tange os dentes? À noite, os músculos da face também se contraem, o que pode causar danos a várias estruturas da boca.
O bruxismo é o movimento involuntário dos músculos da mastigação, principalmente durante o sono. Quem tem esse distúrbio range e aperta os dentes muito sensíveis. Nos casos mais graves, podem ocorrer problemas na gengiva e, consequentemente, a perda de dentes.
O bruxismo também provoca a disfunção da articulação temporomandibular (ATM), uma desordem nos músculos que permitem abrir e fechar a boca.

”Isso acontece porque algumas pessoas têm um mau posicionamento dos dentes e, quando as arcadas superior e inferior não se encaixam direito, a articulação fica sobrecarregada”, diz o cirurgião-dentista Dalton Ladeira.
Os distúrbios emocionais, provocados por stress e tensão, também são gatilhos para o aparecimento do problema.

Quais os sintomas?

Dor na região da cabeça e do pescoço (e pode erradamente sugerir algum problema neurológico), além de zumbidos, dor de ouvido e estalos na articulação ao mastigar.

Como é feito o diagnóstico?
Um exame clínico na arcada dentária basta para detectar o distúrbio, mas alguns dentistas podem pedir polissonografias, que são exames que avaliam o paciente dormindo para identificar o grau de bruxismo e orientar o tratamento.

Opções de tratamento
O paciente fará uso de uma placa estabilizadora (como dentadura de silicone) para relaxar e proteger os dentes. Também podem fazer o desgaste de alguns dentes, impedindo que continuem se encostando uns nos outros.
Outra medida é colocar um aparelho ortodôntico para alinhar os dentes na posição correta e corrigir a mordida.

Category: