Seja Bem Vindo ao site Cheio de Esperança

Você prefere solidão ou companhia?

Radio Advento | 3:30 AM |

O que é melhor, viver só ou acompanhado?
Cada pessoa precisa de momentos de contato social assim como momentos para ficar a sós. Algumas pessoas têm dificuldade para ficar sozinhas, enquanto outras sentem ser difícil estar em meio às pessoas. Talvez uma minoria se sinta confortável com o equilíbrio entre a vida de relacionamento social e solidão saudável.
Se você não fica consigo mesmo e gosta disso, pode ser que exista algum problema com você. Se sente, vamos dizer, uma compulsão para ter que estar com pessoas o tempo todo, isto pode ser sintoma de alguma dificuldade emocional podendo ser insegurança, dependência, tendência ao controle, exibicionismo, carência afetiva, etc.
Ou se você prefere o tempo todo estar só, e se sente desconfortável na presença de pessoas, isto também pode revelar a presença de algum distúrbio emocional, o qual, igual ao exemplo anterior, não quer dizer, necessariamente, algo grave. Depende. Pode indicar timidez, medo de cometer erros em público, pobre vida afetiva, bloqueio emocional, distimia (estado crônico de tristeza e tendência pessimista), etc.
Há um desafio para cada pessoa destes dois grupos. Para quem está no grupo das pessoas que "precisam" estar sempre acompanhadas, pode haver a necessidade de aprender a ter prazer em estar sozinho, para meditar, gostar de sua própria companhia, desenvolver uma vida interior rica, aprender a conhecer-se a si mesmo e assim perceber melhor tanto suas virtudes quanto seus defeitos de caráter. Um exame de si mesmo com alguma freqüência pode ser útil para o crescimento pessoal. E isto pode melhor ser executado a sós, você com você mesmo, você a sós com seu Deus.
Para as pessoas que preferem estar sozinhas, pode haver a necessidade de se envolverem em relacionamentos sociais, numa atividade útil voluntária comunitária, num convívio social na sua igreja, com familiares, amigos. Isto poderá favorecer o sentido de utilidade, ajudará a aprender habilidades sociais que você não possui, e poderá ajudar a completar a sensação de bem-estar na vida que não dá para ser experimentada plenamente estando a maior parte do tempo isolado, sozinho.
De qualquer modo, parece que sempre faltará algo para o pleno bem-estar da pessoa, seja se você é sozinho e tenta se aproximar das pessoas, ou se você é bem social e procura momentos para estar a sós.
Em qualquer relacionamento humano é bom haver espaço tanto para a união e convívio social, assim como para estar sozinho. Não sei se existe alguém que tenha este equilíbrio perfeito, o qual é um desafio para cada um de nós.

Category: