Seja Bem Vindo ao site Cheio de Esperança

Querer ficar por dentro de tudo pode fazer mal?

Radio Advento | 9:00 AM |


O excesso de informação provoca a angústia típica dos tempos atuais e leva à conclusão de que, às vezes, saber demais é um problema.
O eterno sentimento humano de ansiedade diante do desconhecido começa a tomar uma forma óbvia nestes tempos em que a informação vale mais que qualquer outra coisa. As pessoas hoje parecem estar sofrendo porque não conseguem assimilar tudo o que é produzido para aplacar a sede da humanidade por mais conhecimento.
Uma edição de um jornal como o New York Times, por exemplo, contém mais informação do que uma pessoa comum poderia receber durante toda a vida na Inglaterra do século XVII.
Se você apresenta alguns dos sintomas abaixo, é sinal de que pode estar sofrendo de angústia da informação:
1 – Por mais esforço que faça, não consegue sentir-se atualizado com o mundo a sua volta.
2 – Sente-se culpado cada vez que olha para  pilha de jornais e revistas e o volume de e-mails recebidos que não consegue ler.
3 – Fica abatido quanto uma pesquisa na internet resulta num documento de dezenas de páginas, pois acredita que, se não ler todas elas, não saberá tudo o que deve sobre o assunto.
4 – Acena afirmativamente, sem convicção, sempre que alguém menciona um livro, um filme ou umanotícia de que você, na verdade, nunca ouviu falar.
5 – Acha que o problema é seu e não do fabricante quando percebe que não consegue seguir as instruções para montar um aparelho que comprou.
6 – Cerca-se de aparelhos digitais na esperança de que a simples presença deles a sua volta ajude a torna-lo uma pessoa mais adaptada à alta tecnologia.
7 – Sente-se envergonhado quando tem que dizer “não sei”, mesmo que a pergunta se refira à sucessão no Nepal ou ao novo programa de correio eletrônico da Microsoft, por exemplo.
Como encarar o problema? Estudiosos do assunto sugerem uma “ignorância programada”, ou seja, a escolha criteriosa do que se quer absorver. O resto deve ser deixado de lado. “A ansiedade de informação é o buraco negro que existe entre os dados disponíveis e o conhecimento. É preciso escapar dela”, observa o pesquisador Richard Wurman.
(Fonte –  Ansiedade e Informação, Cultura Editores Associados, Richard Wurman e revista Veja)

Category: