Seja Bem Vindo ao site Cheio de Esperança

O que fazer para vencer a timidez?

Radio Advento | 8:30 AM |


Todas as pessoas apresentam um grau moderado de timidez em algum momento da vida. Mas, em algumas pessoas, a timidez está presente constantemente trazendo, com ela, sensações desagradáveis de desconforto e inibição que são sentidos principalmente em ambientes onde há interação social. Sintomas físicos – tremor, sudorese, rubor – e psicológicos – preocupações excessivas com atitudes, pensamentos e reações dos outros – estão presentes.
Para você que sofre com isto, não se desespere! Você pode aprender a lidar com a sua timidez!
Veja algumas dicas:
1) Entenda que timidez não é defeito. Todas as pessoas possuem um grau de timidez. Umas mais do que outras. A timidez é um jeito mais retraído de ser e de lidar com as outras pessoas em diferentes situações.
2) Aceite a sua timidez. Aceitar não quer dizer se acomodar e se isolar. É não se sentir na obrigação de ter que acabar de vez com a timidez e se transformar em uma pessoa extrovertida. Você não precisa fazer isto! É melhor ser uma pessoa naturalmente tímida do que uma pessoa com comportamento extrovertido falso. As outras pessoas percebem quando somos falsos. Não tenha medo dos outros perceberem que você é tímido!
3) Não se compare com outras pessoas mais extrovertidas. Quando nos comparamos, na maioria das vezes, nos inferiorizamos e isto piora a timidez.
4) Enfrente situações temidas! Se você é muito tímido para expor seus pensamentos numa roda de amigos, dê um palpite curto sobre um assunto um dia; treine, outras vezes, iniciar conversas curtas só de cumprimento, falando “oi, como vai, tudo bem, boa noite, bom dia”. Treine várias vezes. Com o tempo, vá aumentando o diálogo, e você vai sentir que a fala sairá mais naturalmente.
5) A pessoa tímida tem a tendência de prestar muita atenção nela mesma nas situações nas quais ela se encontra insegura. Ela pensa: “O que as pessoas estão pensando de mim? Será que estou vermelho? E se aquela pessoa vier conversar comigo?”. Nesses momentos, faça um esforço para prestar atenção no que está acontecendo ao seu redor, em vez de prestar atenção nesses pensamentos.

6) Pare de esperar o pior! Os pensamentos negativos fazem com que o tímido se sinta derrotado antes mesmo da situação acontecer, e isso o leva a se isolar mais ainda. Tente se lembrar das vezes que o “pior” que você imaginou não foi tão ruim assim.
7) Se a sua timidez estiver trazendo para você alguns sintomas físicos importantes como tontura, mal-estar, náusea, perda momentânea da fala e fuga, talvez seja interessante você procurar a ajuda de um psicólogo cristão para lhe ajudar mais a fundo no manejo desse sentimento.
Última dica: Busque o auxilio de Deus para os seus contatos sociais. Quantas vezes Deus prometeu a vários filhos Seus que colocaria na boca deles o que eles deveriam dizer, na hora certa! Veja o que está escrito em Êxodo 4:10-12: “Moisés respondeu ao SENHOR: —Ó Senhor, eu nunca tive facilidade para falar, nem antes nem agora, depois que começaste a falar comigo. Quando começo a falar , eu sempre me atrapalho. E disse-lhe o SENHOR: Quem fez a boca do homem? Ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o SENHOR? Agora vá, pois eu o ajudarei a falar e lhe direi o que deve dizer.” Isto Deus faz com você hoje também, se você pedir.
Fonte :Novo Tempo

Category: