Seja Bem Vindo ao site Cheio de Esperança

Jesus, ensina-me a perder!

Radio Advento | 6:06 AM |


Vivemos em uma sociedade impessoal e consumista. Estamos acostumados a reter tudo que for possível para nós.
O homem se tornou refém de sua própria ganância de ser o máximo em si mesmo. Sem externar, sem compartilhar, sem dividir. O ser humano não sabe perder. Não sabe perdoar, não sabe ficar sem ter.
Precisamos reaprender a deixar de ter. A não possuir, pois aquele que tudo deseja unicamente para si é o mais pobre dos seres humanos. Só sentiremos o prazer de ter  quando aprendermos a perder..
Quantos amigos você perdeu, por que foi incapaz de perder “aquela” discussão?
Quantos relacionamentos acabaram porque as pessoas foram incapazes de perder o orgulho?
Quantos familiares se desentenderam por que foram incapazes de perdoar uma dívida?
No quê estão baseadas nossas relações hoje em dia? Na perspectiva de ganhar alguma coisa?
Consigo entender a lógica arrebatadora de Jesus no sermão da Montanha, quando Ele diz que bem aventurado é aquele que chora, pois será consolado. Precisamos aprender a conviver com a perda, aprender a conviver com aquilo que deixou de ser nosso. Precisamos aprender a conviver com frustrações e sonhos não realizados.
Acredito que riqueza e pobreza são dois lados de uma mesma moeda. Jó foi alguém que soube perder, perdeu com dignidade. Louvou a Deus pelo que Ele deu e por aquilo que Ele tirou. Saber perder não é conformar-se com a perda, mas entendê-la como necessária para outra perspectiva da vida.
Todas as vezes que perdemos, precisamos olhar a vida sem autopiedade. Deus está nos dando uma nova chance de fazer aquilo que deixamos de fazer. Esta lição serve para muitas situações. Seja luto, falência ou relacionamentos destruídos. Uma das orações mais difíceis, mas que devemos aprender é esta: “Jesus, ensina-me a perder!”

Category: