Seja Bem Vindo ao site Cheio de Esperança

É possível manter uma amizade sincera depois que o namoro acaba?

Radio Advento | 8:30 AM |


O Dr. Belisário Marques, experiente psicólogo, responde  que não. “Como regra geral, não. Toda regra tem, pelo menos, uma exceção. Acontece que, numa amizade, não pode haver o componente da atração sexual para que o relacionamento flua livremente. No namoro, existe mais do que uma atração de amizade. Existe uma atração erótica.
Além disso, na amizade, o grau de envolvimento físico e afetivo é bem menor que no namoro. Apesar de no “ficar” os jovens estarem buscando uma fusão de amizade e namoro que não é nem uma coisa nem a outra.
Quando a pessoa namora e essa relação termina, acabam ficando algumas feridas que demoram a cicatrizar. Torna-se difícil ficar perto de uma pessoa que o feriu e sentir-se bem. Você pode perdoar, mas as cicatrizes ficam. Pode desculpar, mas as consequências permanecem. Se você realmente gostou da pessoa, será quase impossível ser amigo dela sem continuar a se magoar, ferir, sofrer. Quem quer a amizade não aceita o término e alimenta uma esperança de que “quem sabe, um dia…” Por isso, uma vez terminado o namoro, o mais saudável é o afastamento total e completo”, conclui o Dr. Belisário.
(Fonte: Mocidade 02-94, p. 23)

Category: