Descubra que tipo de mãe você é
Encontre-se em um dos nove perfis abaixo e aprenda a se relacionar melhor com seu filho, sem deixar de ser você mesma e de amá-lo muito.
Jovem
Perfil: divertida e boazinha, praticamente faz parte da turma. Conversa com todo mundo, participa dos "rolês", dá palpite nas conquistas e adora saber que os colegas do filho a acham bonita e legal.
O que mudar: reflita se você não está invadindo o espaço de seu filho. Deixe-o ter seus próprios amigos e marque programas com suas amigas adequados à faixa etária de vocês.
Exigente
Perfil: como você se preocupa com o futuro da molecada, tende a cobrar demais, criticando qualquer deslize. Com isso, acaba se esquecendo de incentivar os acertos.
O que mudar: pegue mais leve. E analise se você não está descontando nele as suas inseguranças. Na dúvida, converse na escola sobre o desempenho de seu filho - e lembre-se de que erros fazem parte do aprendizado.
Guerreira
Perfil: trabalha até em dois turnos para conseguir sustentar a casa, por isso, vive exausta. Quando não está fazendo um bico no final de semana, quer mais é sossego, afinal, ninguém é de ferro!
O que mudar: procure estreitar a relação ligando para seu filho no horário de almoço ou mandando um "olá" por e-mail. No fim de semana, programe um passeio nem que seja para ficarem juntos meia horinha.
Divertida
Perfil: faz piadas o tempo inteiro e adora tirar um barato com a cara da criança. Continua tratando o adolescente como se fosse um bebê e até beijo pede na frente dos outros.
O que mudar: procure maneirar nas gracinhas, especialmente se ele estiver na adolescência. Você não precisa agir assim para se aproximar do seu filho - muito menos para provar que o conhece melhor do que os colegas.
Controladora
Perfil: mantém seu "pintinho" protegido sob suas asas. Quando o "franguinho" cria asas e sai do ninho para uma viagem com os amigos, liga a cada dez minutos para saber se ele está bem.
O que mudar: confie mais em sua cria. Pedir o telefone do melhor amigo dele ajuda a estreitar os laços com outras famílias, deixando-a mais segura quando ele estiver fora de casa por uns dias
Fechada
Perfil: calada, reservada e tímida, às vezes você se sente uma estranha dentro da própria casa. Não entende o estilo do filho, critica mentalmente as gírias da filha e não quer saber de chegar perto de um computador.
O que mudar: busque uma atividade em comum que permita passar mais tempo com ele. Arme um passeio a dois, mesmo que seja difícil nas primeiras vezes, e aumente a cumplicidade entre vocês.
Ciumenta
Perfil: quer morrer quando pensa no filho namorando aquela menina esquisita e raramente deixa a filha sair sozinha ou chegar tarde em casa, afinal de contas, o mundo está perigoso.
O que mudar: em vez de sufocar, vire amiga e - por que não? - confidente de seu filho. Essa estratégia funciona muito melhor para monitorar o que está ocorrendo na vida dele.
Econômica
Perfil: vive com o orçamento apertado e nunca sabe se o dinheiro vai chegar até o fim do mês. Controla firmemente todos os gastos da molecada, do lanche na escola ao passeio com a turma.
O que mudar: invista na independência dele. Dar mesada é a melhor forma de fazê-lo valorizar a grana desde cedo: a quantia não importa. O que vale é a frequência, para ensiná-lo a se virar com o que tem.
Superprotetora
Perfil: seu filho ou filha sempre será seu bebê, ainda que faça a barba ou já tenha virado mocinha. Você pode ter parado de trocar fraldas, mas não deixou de colocar pasta na escova de dentes, separar a roupa que ele vai usar...
O que mudar: entenda que seu bebê cresceu e precisa de liberdade. Incentive sua maturidade cobrando responsabilidade, como arrumar o quarto ou até preparar um lanche no dia em que você chegará tarde em casa.
Fonte: M de mulher
|
Category: comportamento