7 dicas para afiar a memória
A retenção daquilo que aprendemos se dá na seguinte ordem: conseguimos lembrar de 10% do que lemos, 20% do que escutamos, 30% do que vemos, 50% do que vemos e escutamos, 70% do que ouvimos e logo discutimos e 90% do que ouvimos e logo realizamos. Ou seja, quanto mais funções cerebrais forem exercitadas, melhor será o funcionamento do cérebro como um todo e, como conseqüência, a performance da memória.
A seguir, sete exercícios que podem facilitar o processo da memorização:
1. Escreva os recados e listas de compras de maneira organizada. Visualize na cabeça as imagens correspondentes a cada item. Depois, faça as compras guiando-se apenas pela sua memória. No final, confira com a lista anotada.
2. Tente identificar a voz da pessoa com quem fala ao telefone, antes que ela se identifique.
3. Escolha um ambiente (sala de consultório, restaurante, igreja) e observe-o detalhadamente. Localize os objetos, avalie as formas, cores e distância entre eles. Após cinco dias, reconstrua as imagens na cabeça, tentando lembrar do que observou.
4. Ao ouvir uma música, preste atenção a todos os detalhes. Faça o mesmo com outros sons.
5. Faça cálculos aritméticos e matemáticos de cabeça. Use calculadora só para conferir.
6. Leia diversos tipos de revistas e livros. Forme um pequeno resumo na cabeça e crie o hábito de comentar sobre eles com os amigos.
7. Participe com freqüência de jogos e brincadeiras com familiares e amigos. Por exemplo: visualize o mapa do Brasil em sua memória. Depois, comece a fazer perguntas do tipo: que Estados fazem fronteira com Goiás? Qual o Estado tem a menor fronteira com Minas Gerais ao oeste? Quais são os Estados que se limitam com a Bahia ao norte ?
Deixe Seu Comentario ;
Category: Meditação