Seja Bem Vindo ao site Cheio de Esperança

O “poder moderador de Deus”

Radio Advento | 5:58 PM |

Você já pensou que Deus simplesmente poderia amarrar Satanás e a todos os seus anjos, impedindo-os de atuarem para a perdição de pessoas? Assim, Ele teria acesso tranqüilo a todos os seres humanos a fim de convencê-los de Sua salvação. Não seria muito bom isso? Parece que Deus pensa diferente.

Imagine um homem muito forte espancando uma pequena criança na rua, só porque ela o incomodou. Como você julgaria esse homem? Você concorda que seria uma cena patética e injusta? Poderíamos dizer para ele: “Vai bater em alguém do seu tamanho, covarde!”

Considere que Deus é infinitamente mais forte que Seu inimigo. Sendo assim, se Deus lutar contra Satanás, usando toda a Sua força, seria injusto. Portanto, ao guerrear contra o maligno, Deus modera todas as ações nesse conflito para que haja justiça.

Em relação a nós, ser humanos, Deus também modera as ações do maligno contra nós. Sendo assim, Ele nos faz a seguinte promessa: “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar” (1Coríntios 10:13).

Na verdade essa é mais que uma promessa, é uma regra moderadora. O misericordioso Deus aplica Suas justas regras de maneira individual. Não existe um ser humano se quer, que esteja completamente a mercê do maligno se não desejar. O apóstolo Paulo afirma: “Sobreveio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça” (Romanos 5:20).

Se você nasceu sem família, sofreu abusos e foi criado na marginalidade, você não precisa ser um produto do meio. Deus oferece oportunidades surpreendentes, a altura da necessidade, para garantir a oportunidade de outro caminho a seguir. É por isso que temos inúmeras histórias de pessoas que tiveram uma origem desfavorável, mas que superam todos os limites e se tornaram pessoas de bem e prósperas. Alguns pensam que essas pessoas foram escolhidas e presenteadas por Deus. Na verdade, todos os seres humanos possuem oportunidades concretas de optarem por Deus, e quem garante isso é o “poder moderador de Deus”.

Se você está passando por uma grande provação e acha que não vai suportar mais, lembre-se que Deus nunca permitirá que seu limite seja ultrapassado – é uma questão de justiça divina.

Quando Deus permite que sejamos provados de forma terrível, Ele, proporcionalmente agirá em prol do livramento. Observe este texto: “E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Romanos 8:28).

Ainda que não compreendamos alguma atitude de Deus em nossa vida, precisamos aceitar que Deus é perfeitamente justo e que está fazendo o melhor por todos nós.

Um amigo me perguntou: “Porque Deus está permitindo que tudo isso aconteça em minha vida?”. Eu respondi: “Realmente não sei amigo, só sei que se você estivesse no lugar de Deus agora, faria o mesmo”.

Que todos nós continuemos decidindo confiar plenamente no Senhor. Um dia teremos todas as respostas.

Fique com este último texto para sua meditação: “Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra” (Salmo 46:10).

Category: