“Guarda os Meus mandamentos e vive; e a Minha lei, como a menina dos teus olhos.” Prov. 7:2.
O provérbio de hoje apresenta o segredo de uma vida longa e feliz do ponto de vista divino. “Guarda os Meus mandamentos”, diz. Ao mencionar os mandamentos e a lei, Salomão não está falando exclusivamente dos dez eternos princípios apresentados em Êxodo 20, mas do Torah que continha todos os ensinamentos do Pentateuco, que envolviam leis de higiene, alimentação e convivência comunitária.Guardar, no sentido pleno da língua hebraica, significa entesourar. Usando a mesma expressão, Davi diz: “Guardo no coração as Tuas palavras.” Sal. 119:11. Os princípios estabelecidos por Deus devem ser conservados no cofre do coração, e dali inspirar todos os procedimentos da vida. O ser humano que segue esses princípios tem paz, porque tem uma consciência tranqüila, e tem vida longa porque o respeito aos conselhos divinos lhe garante segurança. Não vive apenas mais; porém, melhor. Vive com qualidade.
A Clínica La Prairie, entre os vários tratamentos anti-rugas, tem uma aplicação que consiste na passagem de uma corrente elétrica, através de eletrodos de ouro, sobre a pele do rosto. Um luxo desses só é permitido para pessoas com muito dinheiro.
Talvez você nunca passe duas semanas nessa clínica, mas com certeza pode apoderar-se do provérbio de hoje: Pode abrir o coração e fazer dele um cofre para entesourar as recomendações de Deus e andar nos Seus caminhos. Os resultados são garantidos. A Revista National Geographic, na sua edição de novembro de 2005, afirma que as pessoas com esperança, e que seguem os princípios bíblicos, tem possibilidades de viver mais. Por isso, “guarda os Meus mandamentos e vive”.
Category: Meditação