5 alimentos que prolongam a vida
1 – Tomate fortalece a memória
Já se sabe que ele é rico em licopeno, antioxidante que previne o câncer e impede a formação do mau colesterol. Mas é comprovado que o tomate também é fonte de ácido ferúlico, que preserva os neurônios da degeneração provocada pelo estress oxidativo, protegendo contra os males de Alzheimer, de Parkinson e a demência senil.
2- Alho aumenta a imunidade
Rico em componentes que ativam o sistema imunológico e combatem vírus, bactérias e fungos que causam infecções, o alho pode agir como coadjuvante no tratamento de resfriados, gripes e aftas, por exemplo. Além disso, graças aos compostos fotoquímicos (alicina e ajoeno), o alimento ajuda a baixar os níveis de açúcar no sangue e tem ação antioxidante importante no combate ao câncer.
3-Frutas vermelhas protegem contra o câncer
Amora, framboesa, e morango contêm ácido elágico, que evita o envelhecimento precoce das células e a formação de tumores. Além disso, essas frutas têm flavonóides, com propriedades anti-inflamatórias, antialérgicas e anticancerígenas.
4— Castanha-do-Pará retarda o envelhecimento
Ela é fonte de vitamina E e selênio, que colaboram para frear a produção de radicais livres, desacelerar o envelhecimento e reduzir o risco de doenças do coração. O mineral ingerido em doses recomendadas ( 4 castanhas por dia ) , evita a propagação do câncer, atua no equilíbrio do hormônio da glândula tireóide e fortalece a imunidade.
5- Maçã acalma o organismo
O que não faltam são razões para consumir a fruta, de preferência com a casca e tudo. Uma unidade contem 85% de água em sua composição e 5 gramas de fibras solúveis e insolúveis, o que significa entre 15 a20% da dose diária recomendada para que o organismo funcione bem. Mas o poder maior da fruta está na quercitina, fitonutriente que reduz os riscos de desenvolver doenças cerebrovasculares e câncer no estômago, fígado e pulmão, principalmente.
Category: